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D&H | 6 comentários

Vinagres emagrecem rápido! Veja a pesquisa


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Vinagres emagrecem rápido! Veja a pesquisa


Tal descoberta, por incrível que pareça, foi acidental. Em uma manhã de novembro a norte americana Carol Johnston, PhD em nutrição, professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Arizona, ao avaliar um estudo sobre o efeito do vinagre na redução dos níveis do colesterol ruim, denominado “LDL”, constatou que “esse condimento tem poder emagrecedor”.

A pesquisadora dividiu 30 voluntários em dois grupos: um deles ingeriu duas colheres de sopa de vinagre, antes do almoço e do jantar, enquanto o outro fez o mesmo com o suco de cranberry, uma fruta nativa dos Estados Unidos parecida com a cereja.

Decorridos 30 dias (um mês) nem o vinagre nem o cranberry tiveram qualquer ação sobre o LDL, contudo, a turma do vinagre emagreceu na média 2 quilos e houve até quem perdeu 5 quilos nesse mês. A pesquisa foi feita em 2004 e desde então outros trabalhos tem demonstrado que o condimento, de fato, é um bom espanta-gorduras.

Segundo Estudo

É considerado o melhor emagrecedor dos condimentos caseiros

Outra pesquisa muito relevante foi realizada na província japonesa de Aichin com 175 mulheres e homens obesos. Durante 12 semanas os voluntários ingeriram duas colheres de sopa de vinagre diluído em água por dia, antes das principais refeições. Como resultado, tiveram uma melhora significativa em todos os indicadores relacionados à gordura: nível de triglicerídeos (um tipo nocivo de gordura), índice de massa corporal, gordura visceral e circunferência da cintura melhoraram.

Todos tiveram a barriga murchada. Além do benefício estético, os participantes tiveram a sorte de abandonar o grupo de risco da síndrome metabólica, associada a infarto e diabetes. Isso tudo sem a necessidade de grandes renúncias alimentares.

Aceleração do Metabolismo

O vinagre tem muito pouca caloria e colabora na estabilização do açúcar do sangue, além de reduzir o apetite. Isso porque o ácido acético, seu principal componente, influi na termogênese, energia consumida na digestão para o transporte e utilização dos nutrientes, o que causa a aceleração do metabolismo.

Receita caseira de Vinagre de Maçã

Imagem de Amostra do You Tube

A Glicose e os temperos

Para quem não sabe, os temperos também tem a capacidade de baixar em até 25% a glicose no sangue mesmo após uma refeição à base de pão e macarrão. Esses carboidratos têm alto índice glicêmico (IG), portanto são absorvidos rapidamente, disparando o nível de açúcar no sangue.

E quanto maior o índice glicêmico, maior a glicemia, maior o pico de insulina e maior a fome – os inimigos do corpo esbelto.

O ácido acético colabora ainda inibindo a atividade dos carboidratos e suas enzimas digestivas, diminuindo a assimilação deles pelo organismo. Portanto, sempre que você temperar a salada com condimentos, o alimento rico em carboidrato que você comer tem menos chance de te engordar.

Quantidade de Vinagre por Dia

Sugere-se, em razão da segurança alimentar, tomar entre 2 (duas) e 4 (quatro) colheres de sopa por dia de vinagre (ácido acético). Além disso, você pode começar a provocar irritação no aparelho gastrointestinal; porém, se você tem o estômago sensível, utilize o vinagre como emagrecedor somente se houver aprovação médica.

Tipos de Vinagre

Todo vinagre é elaborado a partir de frutas ou cereais. Por fermentação o açúcar é transformado em álcool e logo em seguida em ácido acético – a famosa substância com poder emagrecedor.

O vinagre vai muito bem em qualquer salada, mas você também pode usá-lo no preparo do arroz. Veja também outras sugestões:

Apreciado por muitos, o Vinagre Balsâmico é um excelente tempero

Vinagre balsâmico: como se vê na foto ao lado, geralmente é escuro e bastante aromático; feito com uvas selecionadas da região de Modena, na Itália. O autêntico vinagre balsâmico passa por um longo processo de fermentação pois passa por barris de madeira pelo menos por 10 anos. É excelente no preparo de molhos para saladas, para temperar legumes ou para enriquecer molhos a partir do fundo de cozimento.

Vinagre de arroz: é o vinagre japonês muito usado na culinária oriental quando se faz o gohan (arroz do sushi), molhos agridoces, sopas e cozidos de carnes e legumes. Bem mais suave e ligeiramente adocicado, pode ser encontrado em lojas de produtos orientais. Saiba também que o vinagre de arroz chinês é mais forte e ligeiramente ácido.

Vinagre de vinho tinto: comumente usado para temperar as carnes vermelhas em que se assam e as verduras cozidas (escarola e espinafre).

Vinagre de vinho branco e de framboesa: indicados para marinar peixes como badejo e pescada.

Vinagre de sidra ou maçã: É elaborado a partir do suco fermentado de uma variedade de maçã e dentre todos é o menos ácido. Muito bom também em saladas, conservas, pratos agridoces e para acentuar o sabor de molhos que acompanham carnes. Bastante usado também em sopas frias como gaspacho (sopa espanhola à base de tomate e pepino).

Vinagre de malte: também escuro e feito com base em fermentação, advém do malte de cevada. É usado tradicionalmente na Inglaterra para acompanhar o clássico peixe e batatas fritas (fish and chips) e também muito usado para temperar saladas.

Vinagre de álcool: é o vinagre mais forte de todos os existentes, pela elevada porcentagem de álcool e é usado apenas para fazer conservas.

Vinagre de champanhe (ou de cava na Espanha ou de espumante no Brasil): é um vinagre pálido e de sabor elegante, como a bebida da qual procede.

Vinagre de xerez: é o vinagre típico da Espanha, possui sabor delicado e exclusivo. É ideal para tempero de saladas e para aromatizar pescados e carnes brancas.

6 Comentários

  1. A alguns meses, decidi aderir à dieta vegetariana. Confesso que tem sido muito difícil, pois sempre fui carnívoro, principalmente, por carne vermelha. Mas eu sei tamém do benefícios desta reeducação alimentar, e que o esforço valerá a pena. Já está valendo, pois um efeito secundário (que não era meu objetivo principal) tem sido a minha perca do excesso de peso, e saudavelmente. Tenho o apoio e acompanhamento de um amigo médico, que também é vegetariano. Dentre outras coisas, ele me orientou a ingerir a vitamina b12, explicando que a absorção desta vitamina é bastante reduzida na dieta vegetarina.

    • É, eu também sou vegetariana e tomo B12. Eu tomo duas cápsulas de 1000 mcg por semana. Tem também como usar a B12 injetável. Já pensei em usa-la por que ai teria que tomar apenas uma injeção por ano, dependendo da dosagem.

  2. meu ttriglicedeos esta 316, quero saber qual a quantidade de vinagre de maçã, que eu devo tomar para baixar meu trigliceredeos, obrigado..

  3. Vinagre de que e colorido e contem alcool emagrece também? Obrigada

  4. Todos os vinagres dessa lista emagrecem? eu tenho vinagre de álcool aqui em casa. Quero um bem eficaz. Desde já, grata.

  5. BOM DIA:

    GOSTARIA MUITO DE SABER QUAL A MARCA DE VINAGRES DE MAÇÃ E DE BALSÂMICO.QUE É ORIGINAL. E AJUDA A COMBATER OS RADICAIS LIVRES E OUTRAS COISAS MAIS???

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