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D&H | 1 comentário

Abaixar o Colesterol? Que tal pistache?


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Abaixar o Colesterol? Que tal pistache?


A Universidade da Pensilvânia, dos Estados Unidos, demonstrou que comer diariamente pistache faz bem à saúde do coração. Isso porque o pistache reduz o colesterol ruim (LDL) e ajuda a proteção do organismo contra radicais livres, pois tem efeito antioxidante.

O pistache contém fitoesteróis em quantidades suficientes para melhorar a saúde do organismo, fazendo com que se evite eventual entupimento das veias pelo mau colesterol. Essa oleaginosa foi inserida durante um mês na comida de homens e mulheres, em pequena quantidade, obtendo resultados impressionantes.

Então devo comer quanto de pistache?

O estudo levou em consideração o consumo médio de 42 gramas por dia, o que equivale a 3 colheres de sopa; é tão pouco que serve como petisco e ainda você fica querendo mais.

Conheça as oleaginosas e seus benefícios:

As frutas oleaginosas são sementes muito ricas em nutrientes. Representadas pelas nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, entre outras, são bastante conhecidas pelo seu alto teor calórico e trazem diversos benefícios para a saúde. Fornecem as gorduras boas (mono e polinsaturadas), que reduzem o colesterol e atuam como antioxidantes, proteínas essenciais para a formação e recuperação muscular, além de Vitamina E e Selênio, que também apresentam importante ação antioxidante. Veja algumas delas:

Pistache: Tem betacaroteno, vitamina E e luteína em abundância. Possui um dos maiores potenciais antioxidantes entre as oleaginosas.

Castanha de Caju: É uma das que mais contêm gorduras monoinsaturadas, que reduzem o colesterol ruim do sangue e protegem o coração.

Amêndoa: Campeã em vitamina E alfatocoferol- a forma desse nutriente mais absorvida pelo corpo, com potente ação antirradicais.

Castanha-do-Pará: Possui selênio, mineral que participa da produção dos hormônios da tireoide. Em excesso, ela prejudica unhas e cabelo.

Receitas com Pistache para fazer em casa:

1-  Molho pesto com pistache

Ingredientes

. 1 xícara de chá de manjericão

. ½ de xícara de chá de queijo parmesão ralado

. 1 dente de alho amassado

. ¼ de xícara de chá de pistaches sem casca e picados

. ¼ de xícara de chá de azeite de oliva

. 1 pitada de sal

. 1 pitada de pimenta-do-reino branca

Como preparar

Coloque no processador de alimentos as folhas de manjericão, o queijo, o alho, os pistaches e a pimenta-do-reino e bata até ficar homogêneo. Misture os outros ingredientes e jogue sobre a massa.

2- Arroz com berinjela, canela e pistache

Ingredientes

. 1 berinjela em cubinhos

. 2 colheres (sopa) de sal

. 1/4 de xícara (chá) de azeite

. 2 cebolas médias picadas

. 1 xícara (chá) de arroz

. 2 1/2 xícaras (chá) de água

. 1/4 de xícara (chá) de uva-passa branca

. 1 colher (chá) de canela em pó

. 1 tomate sem sementes picado

Para polvilhar

. 1/4 de xícara (chá) de nozes ou pistache picado

Como Preparar

Ponha a berinjela numa tigela e cubra com água. Coloque uma colhe e meia de sopa do sal e deixe descansar por 20 minutos; esprema. Refogue-a em metade do azeite por cinco minutos e reserve.

Aqueça o resto do azeite e refogue a cebola. Junte o arroz e frite por dois minutos. Adicione a água, a uva-passa, o sal restante e a canela e ferva.

Reduza o fogo, tampe e cozinhe até o arroz ficar macio. Com um garfo, solte o arroz. Junte a berinjela e o tomate. Misture e deixe tampado por cinco minutos. Para servir, polvilhe com as nozes e sirva.

1 Comentário

  1. Gostei das informações, grata

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