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D&H | 5 comentários

Nova Dieta da combinação de alimentos


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Nova Dieta da combinação de alimentos


Nessa dieta, o mais importante não é a quantidade ou a qualidade, mas simplesmente a combinação dos alimentos para que a dieta alcance os objetivos procurados.

Esse método foi por *Herbert M. Shelton e consiste na liberdade da alimentação. Para Dr. Herbert, a combinação evita o aparecimento de toxinas de processos fermentativos, que são a causa das irregularidades metabólicas que causam a obesidade.

O que se pode comer:
Todos os alimentos são permitidos. O segredo é combinar.
O que não se pode fazer:
Misturar determinados alimentos. A dieta não permite a ingestão de alimentos ácidos com carboidratos, ou seja, você não poderá tomar um suco de laranja e comer pão, por exemplo.
Pontos Positivos: ela é útil não só para emagrecimento, mas também para a desintoxicação do organismo e melhor funcionamento do aparelho digestivo.
Pontos Negativos: adotar esse hábito alimentar é aderir a outra filosofia de vida, já que essa dieta não combina com os nossos hábitos alimentares da cultura brasileira.

Parecer dos Especialistas:

Combinações erradas dos alimentos podem fazê-los ficar retidos no sistema digestivo por muito mais tempo, fazendo-os fermentarem (médica e nutróloga Paula Cabral, da Clínica Hagla, no Rio de Janeiro, e autora do livro Quem Disse Que Comer Engorda, editora Idéia e Ação). Fermentados, os alimentos armazenam muito mais energia entre suas moléculas, o que multiplica as calorias da refeição. Isso pode estimular a produção de toxinas, deixando lento o metabolismo e a paciente mais pesada.

Alguns dieticistas passaram a abordar uma nova dieta das combinações, também denominada fisiológica, onde se respeita muito as etapas da digestão, fixando-se duas horas para as refeições pequenas e quatro horas para as grandes refeições. Ou seja, duas horas após o café-da-manhã você deverá fazer um lanche. Depois do almoço, o próximo lanche deve ser feito pelo menos quatro horas depois, isso porque se a pessoa comer em intervalo menor pode atrapalhar a digestão do alimento consumido no almoço, já que os alimentos ainda estão no estômago. Isso poderia também dar causa à fermentação, o que atrapalharia a perda de peso.

Se você gostou dessa nova dieta das combinações e estiver a fim de segui-la, provavelmente terá de abrir mão de hábitos consagrados na sua rotina alimentar, como beber suco na refeição. Esqueça também a sobremesa. Por outro lado, você continuará ingerindo carboidrato (arroz, pão, batata) e proteína (bife, peixe, hambúrguer) – dupla proibida nas primeiras dietas que sugeriram a combinação de alimentos.

COMBINAÇÕES PERFEITAS PARA ESSA DIETA

Você poderá montar seu cardápio como quiser, seguindo as orientações abaixo:

  • Café-da-manhã

(CARBOIDRATO e PROTEÍNA)

CARBOIDRATO (apenas um item)
• Pão integral
• Pão de centeio
• Pão árabe
• Pão francês

• Torrada ou
• Cream cracker

PROTEÍNA (mais de um item)
• Coalhada seca
• Queijo branco
• Ricota

• Requeijão light
• Presunto magro
• Mussarela

• Ovo ou
• Peito de peru

+

• (infusão preferida) chá ou café para acompanhar

OU

(CARBOIDRATO e GORDURA)

CARBOIDRATO (apenas um item)
• Pão integral
• Pão árabe
• Pão francês

• Torrada
• Pão de centeio ou

• Cream cracker

+

GORDURA (nesse caso, apenas um item)
• Margarina sem trans
• Manteiga light ou

• Azeite de oliva

+ mais sua infusão preferida, chá ou café para acompanhar

  • Lanche da manhã (apenas um item)

• Água-de-coco ou
• Suco de fruta ou

• Bebidas energéticas.

  • Almoço

CARBOIDRATO (um dos itens abaixo)
• Mandioca cozida
• Batata (assada ou purê)
• Beterraba
• Arroz (de preferência integral)

• Feijão
• Macarrão
• Cenoura crua ou cozida

• Torta ou

• Suflê de legume
Obs.: como se trata primeiramente de emagrecimento, deve-se evitar a combinação de arroz feijão. Quando se atingir o peso desejado, libera-se a alimentação preferida.

+

PROTEÍNA (mais de um item)
• Frango (cozido ou grelhado)
• Almôndega

• Carne magra (cozida ou grelhada)
• Frutos do mar (camarão, lula)

• Rosbife ou

• Peixe (ensopado ou grelhado)

+

FIBRAS (à vontade)
Abóbora, alcachofra, alface, abobrinha, aspargo, beterraba, berinjela, cebola, brócolis, chicória, cogumelo, couve-flor, chuchu, escarola, espinafre, palmito, jiló, pepino, quiabo, rabanete, pimentão, repolho, tomate e vagem.

  • Lanche da tarde (apenas um item)

• Gelatina diet
• Iogurte natural desnatado

• Cream cracker com manteiga (eventualmente)
• Leite com achocolatado light ou

• Pipoca sem gordura trans

OU

FRUTA (consumo à vontade)
Tangerina, tomate, laranja, grapefruit, abacaxi, kiwi, lichia, morango, limão, manga, cereja, pêssego, amora, maçã, damasco, pêra, ameixa, romã, pinha, pitanga e frutas secas (abacaxi, caqui, damasco, banana, figo, uva ou mamão).

  • Jantar

PROTEÍNA (mais de um item)
Mesma lista do do almoço

+

FIBRA
• Sopa de legumes e verduras (sem arroz ou macarrão)
Obs.: para temperar as folhas e os legumes (a turma das fibras), use azeite de oliva, limão e pouco sal.

OU

FRUTA (mais de um item)
Tangerina, tomate, laranja, abacaxi, limão, lichia (lembrar do blog chapada e sarada), morango, kiwi, cereja, manga, amora, maçã, pêra, pêssego, damasco, ameixa, pitanga, pinha, romã e frutas secas.

  • Após o Jantar (apenas um item)

• Suco de fruta
• Salada de fruta ou Leite com achocolatado light

QUANTO POSSO COMER? A dica é a seguinte: monte seu prato com uma quantidade pequena de alimento e como vagarosamente. Se depois que acabar sua comida brasileira você ainda estiver com fome, monte um novo prato com a mesma combinação escolhida.

POSSO COMER UM PEDAÇO DE CARNE, BOLO OU TORTA? Se você tem vontade de comer “só mais um…”, lembre-se que isso é gula e é o que te faz engordar!

*Herbert Shelton Macgolfin (06 de outubro de 1895-1 Janeiro de 1985) foi um americano da medicina alternativa advogado, autor,vegetariano, e apaixonado em foodism-primas e dieta de jejum para cura.

Além de dietas, fazemos questão de indicar os responsáveis pelos estudos e teorias aqui apresentadas. Boa sorte na sua dieta, e mande para nossa equipe suas experiências e dúvidas.

Equipe Dietas e Hábitos

5 Comentários

  1. Fiquei muito interresada nessa dieta! è gostaria de saber, se posso repetir o que almoçei no jantar. trabalho muito, e nao tenho tempo de cozinhar … BJOKA

  2. Adorei a proposta, muito diferente das dietas que já testei. Vou experimentar! =D

  3. Usei esta dieta há anos e emagreci sem dificuldades, era até divertido. Após alcançar o peso desejado eu emprestei o livro que tinha a dieta para uma amiga que não me devolveu mais e eu me esqueci do nome do livro. Fiquei anos querendo descobrir a dieta novamente e agora que encontrei vou colocar em prática com urgência. Estou muito feliz, tenho certeza que vou emagrecer rapidinho. Esta funciona mesmo.

    • O nome do livro é: QUEM DISSE QUE COMER ENGORDA

    • Voce engordou denovo depois que fez essa dieta por muito tempo ?

Artigo publicado em outros sites

  1. sucos para facilitar a digestão | Dietas e Hábitos - [...] que dependendo da combinação de alimentos, pode-se além de ter [...]

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