Pages Menu
Facebook
Categories Menu

D&H | 0 comentários

Hortelã, o remédio para a úlcera estomacal


Clique no +1 e ajude Dietas e Hábitos.com.br crescer!!

Hortelã, o remédio para a úlcera estomacal


Mas não é qualquer hortelã a benéfica do estômago, mas a hortelã “Hyptis spicigera”, testada em laboratório pela bióloga Christiane Takayama. Segundo a pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas, a solução com a hortelã protegeu quase todos os animais do surgimento de lesões no estômago.

Ao final do estudo identificou-se que 84 por cento dos casos tiveram uma cicatrização excelente.

A Hortelã mais conhecida e inserida em chás e sucos é a “mentha peperita”, que na verdade não pertence à família da hortelã usada na pesquisa.

Essa é outra modalidade de hortelã, a "hiptis spicigera"

Pois bem, sabemos que a úlcera péptica prejudica e causa dores no estômago, e acomete cerca de 10% da população mundial, principalmente indivíduos com idade entre 30 e 70 anos.

Surge principalmente em razão da digestão alimentar e ocorre quando há sobreposição de fatores que ofendem a mucosa gástrica – ácido clorídrico e pepsina – em relação aos fatores que a protegem – muco e bicarbonato.

Esse estudo com a hortelã, feito com um óleo essencial da espécie Hyptis spicigera, popularmente conhecida como catirina, hortelã, cheirosa ou cheirosa-de-espiga, aumentou a produção do muco gástrico, a camada responsável por proteger o estômago contra o suco gástrico.

O suco gástrico possui pepsina e ácido clorídrico, que agridem a mucosa estomacal, provocando as úlceras. Ao melhorar o muco, o óleo conseguiu defender o órgão contra a formação de lesões ulcerativas, não somente reduzindo-as, mas também impedindo a sua formação.

Agora é aguardar o resultado do estudo e o lançamento do produto no mercado para consumo humano. Parabéns à nossa pesquisadora, que certamente trabalhou muito e se esforçou ao máximo para obter esse resultado! Parabéns também à Universidade Estadual de Campinas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>