Pages Menu
Facebook
Categories Menu

D&H | 18 comentários

Dieta para Tuberculose (alimentação correta)


Clique no +1 e ajude Dietas e Hábitos.com.br crescer!!

Dieta para Tuberculose (alimentação correta)


São várias as necessidades nutricionais (dietéticas) do paciente com tuberculose. A dieta deve ser cuidadosa e os nutrientes assimilados pelos nutrientes muito bem pensados (Há necessidade de uma alimentação correta). As necessidades nutricionais dependem do progresso do tratamento, da idade e estado nutricional do paciente.

Na maior parte dos casos, os pacientes com tuberculose tem uma diminuição do apetite, alteração do paladar e sofre de fraqueza muscular. O problema nutricional é presente nos pacientes que normalmente tem massa corporal em média de 10 a 20 % menor do que o ideal.

Frutas e Verduras Amarelas são essenciais

Para o sucesso do tratamento, deve-se iniciar uma dieta rica em proteínas (carne, frango, peixe), carboidratos encontrados em tubérculos (batata, batata doce, mandioca), arroz, cereais (trigo, quinoa e amaranto) e óleos não saturados (óleo de soja ou milho), vitaminas A, B e minerais (alimentos e vitaminas).

  • Também deverá o paciente ingerir muitas frutas e verduras para que dieta seja completa e saudável, sobretudo as de cor amarelo, que ajudam a melhorar seu sistema imunológico.

Deve-se evitar o consumo de pão branco, açúcar branco, cereais refinados, pudins, tortas, bolos, conservas e enlatados. Não se deve também tomar chá forte, café, especiarias, vegetais em salmoura ou vinagre e molhos.

As frituras são um veneno para o tratamento da tuberculose; o paciente tem que se dedicar para comer alimentos ricos em proteínas e carboidratos na porção adequada e recomendada por um profissional da área médica.

Em geral, pacientes com tuberculose simples devem se alimentar três vezes ao dia (Café da Manhã, Almoço e Jantar), além de dois lanches nos intervalos das refeições.

O Cálcio também é essencial no tratamento

Por outro lado, se o tratamento for de tuberculose multi-resistente, deve-se comer alimentos sólidos (não sopa) de seis a oito vezes ao dia.

Muito importante nessa dieta é lembrar-se de não faltar cálcio no organismo. O leite, portanto, é bem-vindo e pode ser tomado à vontade.

Também se indica uma suplementação de ferro nos casos de hemorróidas, e em razão da infecciosidade da doença necessário também, em razão da perda urinária do ácido ascórbico, consumo de limão, laranja e outros alimentos ricos em vitamina C.

Veja também: Dietas famosas

Dietas Medicinais

Dieta da Hiperinsulina

Dieta para Cálculos Biliares (Vesícula)

Dieta para Hepatite

18 Comentários

  1. Oi, estas dicas foram-me muito uteis. Passei muito tempo consumindo alimentos nao recomendandos.

    • gostei das iformaçao e da.s receitas sao otimais .

  2. meu pai esta com sintomas de tuberculose, e, com certeza vou passar essa dieta p/ ele seguir. parabens pelo site, é muito simples de entender todas as informações.

  3. oi; amei as dicas. gostaria que vcs desse mais dicas de alimentação

  4. Me ajudou muito pois estava em dúvidas sobre a alimentação do meu filho que esta com tuberculose.

  5. conheci uma pessoa q esta com sintoma de tuberculose pois o mesmo ja deu uma vez, e este site muito ajuda-me para melhor entender qual tipo de alimentaçao devo usar enquanto o mesmo estiver em tratamento!

  6. me ajudou bastante ,pois estou cuidando de um paciente no momento.obrigado

  7. oii estou fazendo um seminario vcs podem passar as referencias dessa materia pois preciso e se tiver como dizer o porque de cada aliemnto oque ele faz no organismo para ser engerido ficarei grata

  8. obrigada esta materia me ajudou muito cuido de um filho com doença gostaria de mais ajuda sobre o mal do pot.

  9. Essas dietas me ajudaram muito mesmo…muito obrigado…

  10. oi adorei a receita da dieta. aminha mãe ta com tuberculose e eu não sabia qual a melhor alimentação para ela. agora vou pasar para ela, muito obrigada vai me ajudar muito.

  11. Muito esclarecedor.
    Obrigado pela orientação.
    Bom domingo!

  12. emagreci 24 quilos com uma dieta,meu pai fez uma tuberculose e no fim do tratamento dele descobri que eu estava mas descobri a minha tuberculose bem no inicio,queria saber se posso fazer dieta pois quero perder mais 3 quilos só que estou com medo de prejudicar o tratamento!

  13. gostei muito,essas receitas sao muito boas vou seguir tudo direitinho..

  14. nao imaginam como foi util esse site continuem assim

  15. ola gostei das dicas,infelizmente meu pai esta com tuberculose foi diagnosticado ontem ainda estou muito abalada tudo que puder ajudar em bem vindo.

  16. minha filha anda com uma tosse k nao passava a mais de um mes, qd fui ao hospital diagnosticaram e reagiu tuberculose. Estas dicas vao me ajudar muito.

  17. s dicas sobre o q comer quem tem tuberculose foi de muita ajuda pois tenho uma sobrinha q ta terminando tratamento e nunca avisaram o q fazia mal ou nao muito bom obrigado t de parabens

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>