Pages Menu
Facebook
Categories Menu

D&H | 6 comentários

Dieta Medicinal para hiperinsulinemia


Clique no +1 e ajude Dietas e Hábitos.com.br crescer!!

Dieta Medicinal para hiperinsulinemia


É também conhecida como hiperinsulinemia ou hiperinsulinismo, quando há o excesso de insulina no sangue, originado pela produção do hormônio em excesso pelo pâncreas, fazendo a insulina a se acumular no sangue e causar várias complicações.

hiperinsulinemia é um distúrbio normalmente associado ao sobrepeso e outras doenças como hipertensão, colesterol alto, triglicérides e glicemia. O tratamento inclui medicação, dieta e atividade física.

Uma dieta adequada pode ajudar a diminuir a hiperinsulinemia e a resistência à insulina, corrige o sobrepeso, e previne o diabetes, melhorando a pressão arterial.

Embora seja essencial uma programação nutricional para resolver o problema e suas complicações, há algumas estratégias nutricionais que auxiliam a resolver esta situação:

  • Monitorar a quantidade de carboidrato na sua dieta: farinha, macarrão, pão, biscoitos, batata, batata doce, arroz, bolachas, etc. Estes alimentos devem ser devidamente selecionados e distribuídos ao longo do dia para evitar uma acumulação perigosa dos níveis de insulina no sangue.
  • Evite açúcar e alimentos açucarados ou adoçantes substitutos;
  • Controle o tamanho da porção. Qualquer estratégia é válida em relação às quantidades de acompanhamento e calorias. Cozinhe somente o necessário e substitua os ingredientes, usando quantidades menores;
  • Reduza o consumo de sal. Evite alimentos com alto teor de sódio, tais como salsichas, carnes enlatadas, e lanches. Utilize temperos naturais para temperar seus pratos.
  • Esqueça o álcool, passe a beber muito líquido, especialmente água.

Alguns alimentos que podem ser incluídos na dieta de hiperinsulinemia são:

  • leite desnatado;
  • Os cereais, grãos, apenas: aveia, arroz integral, gérmen de trigo, farelo de soja, lecitina de soja;
  • As carnes magras;
  • Os ovos (3 vezes por semana);
  • Os legumes, vegetais frescos ou cozidos, de preferência folhas de acelga, espinafre, alface, rúcula, chicória, rabanete, repolho, couve de bruxelas, chicória, brócolis, cenoura, tomate, abóbora, abobrinha, verde, etc;
  • Frutas: maçã, pêra, uva, tangerina, melancia, melão, laranja, 1 xícara de morangos, cerejas, amoras, framboesas, kiwi, manga e mamão;
  • Bebidas: água, sucos naturais, refrigerantes diet;
  • Edulcorantes.

Além da dieta, um hábito saudável importante que deve ser incorporado no tratamento do hiperinsulinismo é a realização de atividade física, como caminhar 30 a 40 minutos, para auxiliar na queima de calorias e gordura.

Tenha em mente que o ideal e recomendado em casos de hiperinsulinismo é que a dieta deve sempre ser orientada por um nutricionista.

6 Comentários

  1. Gostei da matéria. Minha mãe sofre de hiperinsulinismo. a questão é que ela está mto magrinha e com esta dieta não está conseguindo engordar. Gostaria de saber se tem algum alimento que ela poderia comer, para engordar, ou tem que tomar remédio. Qual?? Onde posso encontrar indicação. Obrigada!!

  2. Também estou magra, mas Joseane, acho que tanto o magro, como o gordo, devem fazer a dieta pois os alimentos fortalecem . Também gostaria de alguma medicação .

  3. Gostaria de saber qual a quantidade diaria que posso comer, ja que sou diabetico tenho 1,69 dealtura e 109 kilos de peso

  4. Descobri há 6 meses que meu sobrepeso é devido ao alto nível da insulina e baixo nível da glicemia. Mesmo tendo uma alimentação regulada e balanceada, a cada dia eu engordo. Gostaria de saber o que devo fazer para baixar o nível de insulina sem alterar a glicemia. Atualmente tenho 1,68m e 108kg.

    • ola Janaina, descobri o que tenho o mesmo problema que vc, junto com a dieta minha medica passou remédios e recomendou exercícios, tem funcionado, procure um endocrinologista vai te ajudar bastante a resolver suas duvidas, espero que tenha t ajudado

  5. descobri que tenho hipirensulismo por causa das manchas que tenho no meu pescoço e opeso q adquiri em pouco tempo,mas vou procurar um endo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>