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D&H | 1 comentário

Dieta Hiposódica (baixo teor de sal)


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Dieta Hiposódica (baixo teor de sal)


dieta hiposódica ou de “baixo teor de sódio” ou de sal, foi idealizada para quem sofre de hipertensão ou insuficiência cardíaca, em que o excesso de sal ou sódio prejudica a saúde.

Limitar e reduzir o consumo de sal é essencial para uma boa saúde e qualidade de vida. O consumo de sal está ligado diretamente ao aumento da pressão arterial, o que representa um fator de risco cardiovascular.

Muito embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão de sal de aproximadamente 5 gramas, a comunidade ocidental consome muito mais do que isso, em média 8 e 15 gramas por dia.

Na composição dos alimentos, 75% do sal que comemos vem dos alimentos industrializados, 15% do que acrescentamos à comida e 10% vem do sódio existentes nos próprios alimentos.

Como comer pouco sal

• Não comer carne ou peixe defumados ou salgados.

• Limitar alimentos salgados e de preferência escolher o pão sem sal.

• Reduzir o consumo de carnes curadas, azeitonas, picles e queijos.

• Se for usar algum substituto do sal, certifique-se de que não são sais aromatizados à base de cloreto de sódio.

Passe a comer alimentos frescos ou congelados, evitando comprar e comer produtos enlatados. Leia sempre as informações nutricionais dos alimentos, especialmente o teor de cloreto de sódio (sal) e bicarbonato de sódio. Escolha aqueles que contém a menor concentração, observando que: o ideal é menos de 140 miligramas por porção; um alimento com teor de sódio moderado tem menos de 400 miligramas por porção e um alimento de alto teor de sódio tem mais de 400 miligramas por porção.

De mais a mais:

• Observe que o sódio informado no rótulo refere-se normalmente a uma única porção, e não todo o conteúdo do pacote.

• Não use caldos preparados (caldo de carne, frango, churrasco, etc) pois contém alto teor de sódio; prefira você mesmo adicionar sal ao alimento que está sendo preparado.

• Tome água mineral com baixo teor de sódio ou de preferência água pura.

• Utilize manteiga ou margarina sem sal.

• Coma muita fruta e vegetais (para matar a fome e reduzir a vontade de comer comidas salgadas.

• Use ervas e especiarias para acrescentar sabores diferentes aos alimentos, por exemplo: tomilho, salsa, louro, alecrim, orégano, alho, manjericão, hortelã, salva ou especiarias como gengibre, açafrão, erva-doce, pimentão, hortelã, noz-moscada, o cravo.

• Limite o consumo de molho de soja.

• Deixe de comer ou diminua drasticamente o consumo dos famosos fast foods, pois tem muito sal nesses alimentos. Se o caso, peça um relatório de informações nutricionais antes de comprá-los.

• Quando sair para comer em restaurante, perguntar se é possível preparar seu prato sem sal, sem molhos ou queijos à base famosos por conterem sal.

Última dica: mantenha um diário da quantidade de sódio que você comeu ou bebeu, pois isso vai fazer você rever e refletir a respeito do quanto de sal está ingerindo para contribuir aos danos ao seu organismo.

Da Dieta de “baixo teor de sal”

Essa dieta fornece apenas 1000 gramas de sódio por dia, o que equivale a 2-2,5 gramas de sal.

A dieta “baixo teor de sódio” ou de sal recomenda inicialmente o consumo moderado de alimentos de origem animal, pois sempre são muito temperados com sal.

Abaixo está uma lista dos ingredientes e alimentos que você deve se preocupar e passar a restringir:

• Sal de cozinha e de mesa, sal iodado, sal do mar.

• Carnes salgadas, defumadas ou curadas.

• Peixe salgado, caviar.

• Embutidos em geral.

• Os queijos em geral, com exceção aos queijos que não contém sal.

• Pães e biscoitos com sal (exceto pequenas quantidades – 50 g).

• Azeitonas.

• Sopas instantâneas, caldo de carne, batata frita.

• Sucos artificiais e enlatados.

• Salgados fritos.

• Produtos de panificação Industrial.

• Manteiga e margarina com sal .

• Água com gás, refrigerantes em geral.

• Tempero que contenha sal, mostarda, picles, conservas, ketchup, amaciantes de carne.

• Conservas em geral.

Alimentos que devem ser ABOLIDOS – Excluídos:

• Congelados tiveram adição de sal antes do congelamento (carnes, pratos prontos, feijão, peixes, ervilhas, legumes ou vegetais, etc).

• Comer no máximo uma vez ao dia: alcachofra, beterrabas, cenouras, couve, aipo, espinafre, beterraba e nabo.

• Pão comum ou normal, cereais secos, a farinha e aveia instantânea.

• Frutos do mar, exceto as ostras.

• Manteiga ou margarina com sal.

• Saladas com sal.

• Qualquer alimento que contém bicarbonato de sódio, biscoitos, pão de milho, bolos, tortas e bolos.

• Nunca tomar mais do que dois copos de leite por dia.

1 Comentário

  1. Favor informar onde comprar Sal sem sódio.
    Grata,

    Dalila Nascimento
    S.Paulo-Capital

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