Pages Menu
Facebook
Categories Menu

D&H | 3 comentários

Dieta Gracie


Clique no +1 e ajude Dietas e Hábitos.com.br crescer!!

Dieta Gracie


Essa dieta foi divulgada na edição da famosa revista GRACIE Magazine, em setembro de 1996, com a divulgação dos conhecimentos de Carlos Gracie Jr., herdadas dos aprendizados de sua família, respeitados mundialmente pelo sucesso no esporte (Jiu-jitsu).

Originariamente era conhecida como a dieta perfeita. Com problemas de saúde, Carlos Gracie se interessou por dietas para melhorar seu corpo seguindo a filosofia de Hipócrates“Faça de sua alimentação o seu remédio”. Resultado: acabaram-se seus problemas de saúde.

Carlos estudou muitos especialistas de todo o mundo, aplicou os conhecimentos e em 1996 decidiu divulga-los. Após aplicar em toda sua família passou 65 anos de sua vida desenvolvendo e aperfeiçoando a Dieta Gracie.

Grupo de alimentos da Dieta Gracie

Sem dúvida, a filosofia é perfeita: oferecer ao corpo apenas alimentos saudáveis.

Princípios básicos da Dieta Gracie

Sua principiologia baseia-se no conceito da Dieta da Combinação dos Alimentos com o objetivo de manter neutro o pH das refeições, equilibrando as substâncias. Evitando a acidez do sangue, facilita-se o processo digestivo.

In other words, a Dieta Gracie é natural e balanceada. Divide os alimentos nos seguintes grupos básicos:

  • grupo A – proteína animal, gorduras, óleos e vegetais
  • grupo B – cereais
  • grupo C – frutas doces
  • grupo D – frutas ácidas
  • grupo Eleite
  • grupo F – creme de leite

O grupo A se combina e combina com mais um alimento do grupo B. Os alimentos do grupo C combinam entre si além de combinar com mais 1 do grupo B. Os do grupo B não combinam entre si, contudo combinam com os dos grupos A e C. Os inseridos no grupo D não se combinam nem com outros grupos, devendo ser consumidos isoladamente.

Dicas dietéticas da Dieta Gracie:

- nunca misture cereais entre si, gordura com açúcar, nem alimentos ácidos com outros alimentos;
- alimente-se depois e 4 a 5 horas da alimentação anterior, para que não haja conflito químico entre a refeição passada e a próxima;
- faça sua alimentação ser composta em 50% de frutas;
- nunca coma carne de porco e seus derivados;
- evite comer doces e alimentos enlatados em calda, cravo-da-índia, canela, pimenta-do-reino, picles, mostarda e vinagre;
- nunca use bebida alcoólica;
- nunca fume;
- sempre tome um copo de água ao acordar e outro antes de ir pra cama;
- são alimentos neutros e podem ser comidos com outros: a gema de ovo, crua ou cozida, o coco verde, o levedo de cerveja, infusões: café ou chás.
- pães sempre devem ser feitos com farinha pura ou integral, e comidos 24 horas após sua fabricação, em torradas ou após aquecimento no forno.
- sempre é bem-vindo complementar a dieta com chás diversos.

Carlos Gracie explica que “Nosso corpo é uma máquina cujo óleo é o sangue. Se o sangue estiver puro a máquina trabalha bem”.

A fama da Dieta Gracie:

Sua fama veio principamente também dos seus livros:

  1. Carlos Gracie: 21 filhos e avô de + 50 netos.
  2. 1955, Helio Gracie, 42 anos, lutou com Waldemar Santana, 24 anos, durante 3 belas horas e 40 longos minutos.

Fases da Dieta Gracie

Fase 1

Inicia-se com a fixação do intervalo de pelo menos 4 horas e ½ entre as refeições e comer apenas 3 vezes ao dia. Isso é importante porque as reações químicas resultantes do consumo contínuo de alimentos antes da digestão estar completa aumenta a fermentação e acidez do sangue. Na Dieta Gracie você deve abandonar o hábito de fazer lanchinhos e se limitar a beber água no intervalo entre as refeições.

Fase 2

Momento de eliminação das sobremesas e dos refrigerantes. Mais tarde lhe será permitido comer sobremesas, mas o desafio nessa fase é aprender quando e como comê-las. Se sentir fome após as refeições, você não pode comer sobremesas, ao contrário, deverá ingerir mais uma porção da sua refeição. Você pode comer frutas, mas como parte de uma das três refeições do dia, nunca como sobremesa ou lanche.

Fase 3

Nessa fase você aprende a nunca misturar diferentes tipos de amido na mesma refeição. Se comer pão naquela refeição, então você pode ingerir outro alimento à base de trigo, tal como macarrão, mas não pode comer outro tipo de amido, como arroz ou batatas.

  • Uma vez que você passou pelas 3 fases, você aprende os detalhes mais finos da dieta, que envolvem combinações bastante específicas de alimentos.

Combinação química de alguns alimentos

da Tabela do Professor Carlos Gracie:

  • Grupo A – Abacate, abobrinha, abóbora, acelga, açaí, agrião, aipo, alcachofras, alface, alho, alho-porro, almeirão, amêndoas, amendoim, aspargos, avelãs, azedinha, azeite, azeitonas, bacaba, berinjela, bertalha, beterraba, brócolis, buriti, camarão, caranguejo, cacau, carnes, caruru, cebola, cenoura, castanhas, chuchu, coco, couve, ervilha, espinafre, lagosta, lula, manteiga, milho verde, nabo, nozes, palmito, peixes, pepino, polvo, tomate cru, vagem.

Alimentos que combinam entre si e mais um dos alimentos do GRUPO B

  • Grupo B – Aipim, arroz, aveia, batata-doce, cará, centeio, cevada, farinha, feijão seco, grão-de-bico, inhame, lentilhas, macarrão, milho seco, tremoço, trigo e derivados. Alimentos que não combinam entre si.
  • Grupo C – Açúcar em geral, ameixas doces, banana assada, caqui, coco verde, figos frescos, goiaba, jaca, karo, laranja-lima, Lima, maçã, mel de abelhas, melão, melancia, mamão, peras, queijo-de-minas, queijo prato, ricota, requeijão, catupiri, uva moscatel

Chás : Camomila, casca de limão, casca de maçã, erva cidreira, erva-doce, funcho, mate ou preto, café e café de cevada.

Alimentos que combinam entre si e mais um dos alimentos do GRUPO B, desde que não sejam preparados em gordura ou similares.

  • Grupo D – Abacaxi, ameixa, araçá, bacuri, cajás, caju, carambola, cereja, cidra, coalhada, cupuaçú, damasco, framboesa, graviola, jabuticaba, laranja ácida, limão, maçã ácida, manga, maracujá, marmelo, morango, pera ácida, pêssego, pitanga, romã, tamarindo, tangerina, uva ácida.

Estes alimentos não combinam entre si nem com os outros alimentos.

  • Grupo E – Banana crua

Livro da Dieta Gracie

É COMPATÍVEL COM: ameixas, caqui, creme de leite, leite, laranja-lima, lima, maçã, mamão, melão, melancia, peras, queijos, sapoti.

É INCOMPATÍVEL COM: abacate, azeite, açúcar, caldo de cana, frutas oleaginosas, frutas ressecadas, manteiga, melado, mel de abelhas, óleos e gorduras em geral e com todos os alimentos do Grupo B.

É COMPATÍVEL COM: Alimentos do grupo B, banana crua ou assada, sacarina, gema de ovo cozida.

DERIVADOS: Coalhada, Kefir, Iogurte.

É INCOMPÁTIVEL COM: Alimentos do Grupo A, Abacate, açúcares, alimentos doces, azeitonas, carnes em geral, clara de ovo, frutas secas, óleos e gorduras.

  • Grupo G – Creme de Leite

É COMPÁTIVEL COM: Alimentos do grupo B, abacate, abóbora, banana crua ou assada, gema de ovo, leite e derivados, maçã crua, pupunha.

Entrevista sobre Jiu-jitsu da Família Gracie no Faustão

Imagem de Amostra do You Tube

3 Comentários

  1. Tenho muita dificuldadee em combinar esse alimentos.
    Como basicamente arroz, feijão, salada(alface, tomate, pimentão, cebola, espinafre e rúcula com aeite de oliva),
    maxixe e/ou quiabo, ou batata doce ou batatinha, espordicamente como macarrão e o mínimo possível de carne que resume-se a peito de frango e peixe, tendo ainda como opção queijo, ovos, omeletes, panquecas recheadas com um molho à base de verduras refogadas com azeite. Qual dessas combinações não está correta?

    • Ola Silvana. De acordo com as recomendações e explicações desse texto acima e mais detalhado no livro, a combinação de arroz e feijão, ou batata na mesma refeição é inadequada. O tomate é ideal comer cozinho. Se utilizar trigo na panqueca já não combina com arroz e outros cereais. Mas recomendo a leitura do livro para ter boas dicas de pratos deliciosos.

  2. Sou ultramaratonista e sempre fui magro. Há tres meses atrás, sem problemas de saúde e pesando 65 kg, ouvi uma entrevista do Rorion Gracie no programa Panico da radio Jovem Pan, comprei o livro dele e comecei a fazer a dieta gracie pra melhorar minha alimentação e ganhar mais energia, pois consumia muitos produtos industrializados, enlatados e com conservantes e não comia muitas frutas. Sabia que isso poderia me trazer malefícios a longo prazo, pois eu me alimentava levando em conta o GOSTO da comida, e não seus benefícios nutricionais.
    .
    Nesses 90 dias seguindo a dieta Gracie, consegui sentir prazer em comer coisas mais saudáveis… comprei um processador e faço suco de quase tudo, sempre seguindo as combinações da Dieta Gracie e dando o intervalo de 5 horas entre as refeiçoes… Resultado: mesmo sem buscar isso, perdi 5 kg de gordura corporal e estou hoje com 60 kg, ainda melhor de saúde, e com disposição pra treinar mais de 10 km por dia… enfim, algo que pensei fazer um teste durante 1 ou 2 meses, acabou me conquistando e acho que vou seguir esse pensamento dos Gracie pro resto da vida.
    .
    É engraçado, mas agora não me sinto bem ao passar em alguns corredores nos supermercados… bolachas, suco de caixinha, doces, refrigerantes, enlatados, condimentos… eliminei-os de minha alimentação. Depois que li o livro do Rorion Gracie ficou muito fácil entender as combinações… ele faz você entender porque é tão importante a gente se alimentar de alimentos que só nos vão fazer bem. E acho que estou até gastando menos quando vou ao mercado, já que minha esposa também começou a fazer a dieta depois que viu funcionando comigo.
    .
    Hoje a gente come mais em cada refeição, come melhor, e gastamos menos no mercado… Todos os dias eu faço uma alimentação, geralmente o café da manha, comendo 1 tipo de fruta apenas, o quanto eu quiser. Ou eu faço suco de umas 10 laranjas, que dá quase 1 litro…. ou eu como umas 2 ou 3 mangas…. ou faço suco de 1 abacaxi inteiro, ou de melancia… garanto que é muito melhor do que comer pão com manteiga e tomar 1 copo de café com leite logo de manha. Perder peso está sendo apenas a consequência dessa reeducação alimentar. ( e olha que eu ainda como carne quase todos os dias no jantar, tomo cerveja 2 ou 3 vezes na semana e aos domingos dou umas “escorregadas” quando almoço na minha sogra…) Recomendo que experimentem por 2 ou 3 semanas, os benefícios serão tão visíveis que dificilmente retornarão aos antigos hábitos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>