Dieta para o Fígado

Alimentação saudável é o principal ingrediente para qualquer recuperação de doenças, principalmente quando se trata do fígado, em que uma dieta bem preparada pode ajudar a minimizar os efeitos da doença ou até mesmo evitá-la.

Para quem não sabe, o fígado é o órgão que purifica o corpo e essencial para o processo metabólico. O fígado é a maior glândula do corpo e a que mais trabalha, pois tem em média mais de 500 tarefas, das quais pelo menos 22 são vitais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Veja algumas funções do fígado:

– Converter os alimentos que comemos em energia armazenada e liberar esta energia quando há necessidade.

– Filtrar e eliminar o álcool e as substâncias tóxicas do sangue e de as converter em substâncias que possam ser eliminadas pelo nosso corpo.

– Transformar os medicamentos introduzidos no corpo e facilitar a sua eliminação.

– Fabricar importantes produtos químicos como a proteína alfa-1 antripsina (AAT).

Enfim, tudo o que é absorvido pelo estômago e intestino delgado pela digestão passa pelo fígado antes de chegar às demais partes do organismo.

Quando o fígado tem excesso de atividade pela alimentação inadequada, consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas ou doenças o corpo inteiro se desequilibra e sofre junto. Para sua saúde é essencial uma dieta sem álcool, gorduras e açúcares, pois deixará o órgão livre para desempenhar seus papéis de forma saudável e plena.

Atenção: Quem possui problemas de fígado deve especialmente dar maior atenção ao que se leva à boca. Traremos aqui alimentos recomendados e totalmente proibidos para quem tem doenças hepáticas. Anote e guarde muito bem na porta da geladeira para não esquecer!

Comidas Permitidas:

• Frutas e vegetais crus ou em sucos, ricos em vitamina C como limão, morango, abacaxi, kiwi, couve, salsa, cenoura, pimentão, etc…

• Carboidratos compostos: trigo, aveia, pão integral, batatas legumes e frutas (especialmente uvas) para o fígado a aumentar as suas reservas de açúcares.

• O peixe branco grelhado ou cozido no vapor

• Algas wakame e spirulina, por serem ricas em vitamina B12

• Carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem gordura.

• Os alimentos ricos em ácido fólico como vegetais alaranjados e vegetais verde-escuros (acelga cenouras), abacate, pão de centeio e levedo de cerveja.

• Oleo de peixe, rico em vitamina K.

• Azeite de oliva extra virgem, sempre usado cru como tempero para molhos, saladas e legumes.

• Saladas de rabanete, aipo, alface, salsa, pimenta vermelha.

Comidas restritas (se comer, o faça com moderação):

• Os ovos (nunca os coma fritos) e molhos ou sobremesas que contêm creme, maionese ou pudim. Pode-se comer de 1 a 2 ovos cozidos por semana.

• Gordura saturada animal ou vegetal.

• Leite Integral (deverá preferir o desnatado).

• Chá, bebidas com cacau e outras bebidas excitantes.

• Doces, bolos e alimentos açucarados.

• Farinha refinada (bolos, pão branco, pizzas).

• Nozes, amêndoas, avelãs, azeitonas, manteiga, banha, azeite e queijos gordurosos.

• Peixes gordurosos.

• Frutas pouco madura ou verde.

• Repolho, couve-flor, ervilha, espinafre, e tomates.

Alimentos PROIBIDOS:

bebidas alcoólicas, refrigerantes e café.

• Alimentos cozidos e gordos ou muito temperados.

• Frituras ou molhos gordurosos.

• Temperos fortes, principalmente pimenta, cravo, mostarda e vinagre.

• Carne de animais exóticos.

• Embutidos em geral (linguiças, salsichas, paios, baicon, etc).

• Doces como Churros, donuts, croissants.

Regra para uma boa Alimentação:

Fazer dieta não significa passar fome ou ter carências vitamínicas no organismo, mesmo quando se sofre de doenças graves. É necessário não comer os alimentos nocivos mas fornecer ao organismo as vitaminas e minerais por ele necessitadas. O ideal é que você se alimente com Proteínas -1 porção por dia e com Carboidratos -1 porção por dia, Legumes – 4 porções por dia podendo 2 serem cozidas e 2 de legumes crus.

Resumindo-se, por dia o ideal é de Alimentos cozidos 40% e de Alimentos crús 60%. O ideal também e fazer uma refeição diária com proteína animal, evitando a mistura por causa de eventual fermentação e formação de gases que podem causar na digestão (como na dieta dissociada). A outra refeição deve ser acompanhada por legumes.

Como Cozinhar os LEGUMES

Saber cozer os legumes é uma questão muito importante.

Cozimentos rápidos ou muito intenso, com muita água, podem destruir a maioria das vitaminas, minerais e enzimas. Por isso que é recomendado o cozimento dos legumes a vapor, em panela própria ou envolvendo-os com um papel de alumínio, levando-os ao forno.

Você verá como eles ficam muito mais gostosos.

Mas e quando for uma sopa? Bom, nesse caso você não deverá cozinhar muito os legumes, para não perder as qualidades nutricionais. Evite o uso de batatas nas sopas e uma dica é fazer purê de legumes que podem conter abóbora, farinha de soja, cevada ou arroz integral.

Lembrem-se de que alimentos crús são mais digeríveis e têm mais valor em vitaminas, minerais, enzimas e fibras. Além disso limpam e desintoxicam o organismo.

Comentários

    • Thelma lisliê. diz

      Gostei muito das dicas e espero que me rendam beneficios pois estou em tratamento dessa doença de gordura no fígado.A gente fica um pouco assustada, mas Deus e a dieta e os remedios vão me curar.

      • BELCHIOR diz

        Thelma, eu também estou em tratamento desse mal, e tenho a mesma filosofia que você: Fé em Deus, nos medicamentos e na minha disciplina nos exercícios físicos. Não se preocupe, logo logo estaremos livres desse problema, é só seguir corretamente as instruções médicas. Força, garota!!!

      • Analice diz

        Gostei muito das dicas e espero que me ajudem, pois estou em tratamento dessa doença de gordura no fígado.
        Agora eu queria saber porque que ao mesmo tempo que permite o tomate e o azeite ‘por exemplo’ os ‘PROÍBE’ em seguida…?

  1. Ricardo diz

    Estranho, preste atenção no testo, ao mesmo tempo que permite o tomate e o azeite ‘por exemplo’ os ‘PROÍBE’ em seguida…

      • terezinha z pereira diz

        tenho gordura no figado e precizo de dieta.
        vou fazer essa,gostei muito
        obrigada essa dieta e muito importante para mim

      • BELCHIOR diz

        Exatamente, Marilsa! Que bom que você entendeu as instruções da dieta. Realmente, se não prestar atenção, você pode confundir a orientação. O que não se pode fazer com o azeite é fritar os alimentos com ele, pois ele passa a ser saturado e perde as suas propriedades e faz mal ao fígado. Mas, se consumido cru nas saladas ou em qualquer prato, aí tudo bem, é só fazer com moderação, valeu?

  2. valter junior diz

    ola, gostaria de ter um cardapio ou seja uma dieta para quem tem gordura no figado. pois estou um pouco perdido em terno de alimentação adequada por favor mim envie o mais breve possivel. desde ja os meus agradecimentos.

    Valter Junior – Salvador/Ba

  3. catia Batista diz

    gostaria de saber dieta adequada para quem tem gordura no figado ,se o azeite pode,vinagre,e se é verdade que meia taça de vinho elimina essa gordura? aguardo sua resposta grata atenciosamente catia

    • BELCHIOR diz

      Cátia, eu acho que o álccol, mesmo em pequenas quantidades é contra-indicado, pois é um dos causadores da esteatose hepática, ou seja, a gordura no fígado, porisso eu acho que não é uma boa idéia, não. O certo é uma alimentação saudável e exercícios físicos ao menos três vezes por semana, numa duração de 30 minutos, no mínimo, ok?

  4. Thaila diz

    Eu gostei muito dessas dicas tenhu muuito problema com o figado desde novinha…Apartir de hoje irei mudar minhas refeiçoes, muito Obrigada!!!

  5. geisa almeida diz

    Gostei muito das dicas, mas inda fiquei com dúvida quanto ao azeite extra virgem. Pessoas com gordura no fígado podem ou não utilizá-lo ??? Eu e minha mãe temos gordura no fígado. Eu estou no grau 1 e ela no 3. Se possível, vc poderia nos enviar outras dicas ou uma espécie de dieta, pois no caso dela acredito que a restrição seja bem maior. Muito obrigada pela atenção.

    • José Carlos Belchior diz

      Mirtes, eu tambéme estou procurando essa bendita dieta, pois sofro também de estehatose hepática(gordura no fígado) e também de diabetes, o que torna o meu caso mais complicado ainda, pois preciso controlar os níveis dos dois problemas. Um alimento que é bom para um, não é bom para o outro, de forma que estou numa sinuca de bico. Mas estou me esforçando, praticando a marcha (caminhada) e estou me sentindo muito bem com as duas doenças. Mas não é fácil, não! Mas se quiser ter uma qualidade de vida melhor, tenho que me sacrificar. Difícil é resistir a tantas guloseimas no dia a dia. Mas Deus é mais!!! Vamos lá!!!

  6. José Carlos Belchior diz

    Essas dicas de dieta são muito esclarecedoras, mas diferem muito de um nutricionista ou endocrinologista para outro, mudando a alimentação, de acordo com o ponto de vista de cada profissional. O importante é que as restrições têm que ser feitas, aproveitando os ensinamentos mais contundentes. Que bom que temos isso de graça na internet!!!

  7. zozineide da silva diz

    gostei muito de ver esta dieta ,porque ja tive hepatite .boa orientacao para mi .voceis estao de parabens ,obrigado.

  8. clovis lopes diz

    Bom dia obrigado pelos esclarecimentos a respeito da dieta, fiz uma ecografia e deu gordura no figado, a dor é terrível na barriga, tive que ir pro HPS , agora vou consultar um especialista, mas vendo seus esclarecimentos já estou mais tranquilo em relação a doença, porque só depende mim , vou mudar radicalmente a alimentação, sou gaúcho e muito carnivoro e carne muito gorda tambem,um abraço e que DEUS te abençoe por sua generosidade, bom dia.

  9. fatima soares timoteo diz

    gostei muito das explicações, também dei gordura no figado e pedra na visicula. Sao muitas coisas que temos que parar de comer mas pelo menos vocês nos deram uma luz por onde começar e se conserguimos sequir á risca com certeza além da gordurinha do figado vamos tambem perder uns kilinhos e isso é muito bom com certeza. Obrigada pelas dicas…..

  10. nair diz

    Adorei as dicas me ajudou muito no esclarecimento de muitas dúvidas q eu tinha, tanto em relação a gordura no fígado , como no q é indicado ou proibido comer. Muito obrigada!

  11. denise diz

    Boa noite. Tenho triglicerídeos e colesterol alterados já tem um tempo, mas agora deu gordura no fígado, e terei que fazer dieta. Mas estou confusa pois algumas dizem que fibras e alimentos crus são bons e outras dizem que são prejudiciais pois a digestão é mais difícil. Outra dúvida é em relação as farinhas, elas devem ser evitadas, mas e a de aveia e de milho podem ser usadas, principalmente em pães e outros preparos?

  12. mauricio diz

    ola,descobri ontem dia 19.04.13 que tenho godura no figado!quero uma dieta te tudo que posso e não posso comer…obrigado vc com esse site muito legal estao judndo muitas pessoas!!!estao de parabens!

  13. Crispim Freitas diz

    Boas as perguntas e respoas aqui colocadas. Gostaria de
    saber se o pate de figado e proibido neste tipo de dieta.
    Aquele abraço

  14. adriana diz

    preciso começar a fazer, descobri q a taxa de gordura no meu fígado está muito alta, obrigada pelas orientações, agora é só ter forças para começar a fazer este regime

  15. maurilio alves diz

    Muito obrigado por ajudar com esta dieta.

    Adorei e já estou começando e tenho certeza que Deus vai,
    dar força e é muito importante saber que só vence quem vai a luta e quer viver.
    Vamos vencer porque é muito bom viver a vida.

  16. Rogério diz

    boa noite pessoal,
    caro José Carlos fiz o exame e constou tenho gordura no fígado porém estou mais perdido do que cego em tiroteio,
    depois de ler suas recomendações fiquei mais tranquilo vou seguir e ver no que dá.
    valeu.
    um abraço e melhoras pra todos aqui.

  17. Analice diz

    Boa tarde, gostaria de ter um cardápio ou seja uma dieta, tipo o que comer no cafe da manha, no almoço, e no jantar, para quem tem gordura no figado. pois estou um pouco perdido em terno de alimentação adequada por favor mim envie o mais breve possível. So que também estou com o RIM direito delatado, desde já muito obrigado

  18. Jeane Marques diz

    Descobri que estou om esteatose hepática. Não bebo, não fumo, faço exercícios em casa com aparelhos especiais que comprei. Só que há anos sofro de depressão, síndrome de pânico e tenho tireóide, está estacionada, fiz um bom tratamento.Ai me pergunto, como peguei essa doença? É transmissível? Já operei vesícula há mais de 30 anos.Será essa a causa? Será que tomei muitos remédios para depressão e isso é a causa? Só tomo leite de soja, como pouquissimo pão, me alimento direitinho, sem gorduras em excesso. O que fiz de errado? Estou tomando chá de alcachofra, e vou fazer uma ressonância magnética e um exame especial de sangue, no dia 03/01/2014. Só falta agora uma dieta e uma resposta. O que fiz de errado? Obrigada, Jeane

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *