Pages Menu
Facebook
Categories Menu

D&H | 2 comentários

Dieta Dissociada


Clique no +1 e ajude Dietas e Hábitos.com.br crescer!!

Dieta Dissociada


Essa dieta foi criada pelo endocrinologista João César Castro Soares e baseia-se em uma alimentação balanceada cujo princípio básico é não misturar proteína animal e carboidratos na mesma refeição.

Com essa dissociação, as pessoas consomem os principais itens de cada grupo alimentar e emagrecem com saúde, porque “Quando se mistura carboidratos com proteínas, as pessoas demoram mais para ter saciedade e por isso comem mais, já que não enjoam, fazendo com que o aparelho digestivo fique sobrecarregado”, relata o médico.

Dr João Cesar

Dr. João Cesar, autor da dieta dissociada

Essa combinação, segundo o endocrinologista cuja foto está à esquerda, acarreta armazenamento de gordura no corpo porque a mistura desses tipos alimentares aumenta a liberação de insulina, que inibe a enzima lípase, responsável pela quebra da gordura. Dessa forma, diminuindo essa ferramenta de quebra de gorduras, sua reserva de gorduras aumenta.

Sugere-se também que além de dissociar carboidratos e proteínas nas refeições, pelo menos um dia da semana você deve fazer uma dieta líquida, que vai colaborar para ficar bem magra.

Pois bem, nessa dieta balanceada, o que se fez foi separar das refeições os grupos carboidratos e proteínas, isso você já sabe. Por exemplo, você nunca vai comer na mesma refeição grãos, tubérculos e farináceos junto com carnes, ovos ou derivados do leite! Porém, verduras de folhas você poderá comer à vontade. Veja, ao final, a entrevista com o médico.

Como fazer dar certo

Como toda dieta, você terá que ter muita disciplina. É possível fazer modificações no cardápio ao seu sabor e modo de vida, mas sempre:

a) obedeça os princípios de dissociação dos carboidratos e proteínas em cada refeição.

b) nunca ultrapasse 4 horas entre as refeições, o ideal são 3 horas entre elas.

c) escolha um dia da semana para dieta líquida (sopas leves, caldos, sucos ou chás).

d) doces, guloseimas, etc, só nos finais de semana e com moderação.

e) coma sempre devagar, mastigando bem os alimentos, para saciar mais a fome

f) não tenha em casa doces ou chocolates para evitar a fuga da dieta.

g) deixe de comer alimentos muito calóricos e evite o uso de óleos ao preparar os alimentos.

Como fazer então essa dieta tão famosa?

Para você ter uma noção, no café da manhã sugere-se uma fatia de pão integral com geléia diet e uma fruta. No lanche matutino, assim como no vespertino uma fruta, uma barra de cereais (sem açúcar), um iogurte ou uma gelatina diet.

Com relação às principais refeições, sempre deverá iniciar comendo bastante saladas para garantir a ingestão de fibras.

  • Ao almoçar, você vai dar prioridade aos alimentos ricos em carboidratos (massas, batatas, arroz e seus derivados) que trazem bastante energia que será queimada ao longo do dia com suas atividades, evitando a perda de massa muscular;
  • Procure sempre escolher itens integrais como arroz, macarrão e pão integrais;
  • Lembre-se também da batata doce e da mandioca, que possuem um índice glicêmico mais baixo e por isso tem metabolismo pleno;
  • Ao jantar, o ideal é comer proteínas (carnes vermelha, de frango, de peixe, ovos e queijos). O endocrinologista João César recomenda filé mignon ou lagarto, filé de frango (sem a pele) ou salmão, sempre acompanhados de verduras e legumes.
  • Por fim, na famosa ceia (antes de dormir) pode-se tomar uma xícara de leite desnatado ou uma fruta.

Promessa da Dieta Dissociada

A dieta dissociada reduz em até 10% o peso corporal em um mês.

“O ideal é que o cardápio dissociado seja seguido por até três meses, mas nada impede que se estenda esse prazo, já que ele é balanceado e fornece 1.500 calorias por dia.”, diz o médico.

E fazer a dissociação (não misturar carboidrato com a proteína na mesma refeição) pode ser muito fácil e divertido! O cardápio abaixo, com 1.500 calorias, é um exemplo. Você pode elaborá-lo com o que tiver em casa sempre respeitando os princípios da dieta, veja:

Café da manhã

1ª Opção: 1 xíc. de café;  2 fatias de pão integral light; 2 colheres (sopa) de geléia diet; 1 mamão papaia pequeno.

2ª Opção: 1 xíc. de café; 1 pão francês sem miolo; 2 col. (sopa) de geléia diet; 1 fatia média de melancia.

3ª Opção: 1 xíc. (chá) de chá preto; 4 torradas integrais; 1 col. (chá) de geléia diet e 1 carambola

4ª Opção: 1 xíc. de café; 2 fatias de pão de fôrma integral light; 2 col. (sopa) de margarina light e 1 fatia média de melão.

Lanche matutino

1ª Opção: 1 pêra

2ª Opção: 1 barra de cereais light

3ª Opção: 1 goiaba pequena

4ª Opção: 1 caqui pequeno

Almoço

1ª Opção: salada de folhas verdes com molho feito à base de 1 col. (sopa) de mostarda, ½ laranja e 1 col. (sopa) de água; 4 col. (sopa) de arroz integral; 1 concha pequena de feijão preto; 4 col. (sopa) de couve refogada; 1 fatia média de abacaxi e 1 copo (200 ml) de suco de melancia.

2ª Opção: salada de agrião com ½ cenoura ralada e tomate-cereja, com pouco azeite, vinagre balsâmico e sal; 2 col. (sopa) de nhoque de batata com 2 col. (sopa) de molho de tomate; 5 ameixas pretas e 1 copo (200 ml) de suco de limão com adoçante.

3ª Opção: salada de alface com rúcula, 1 col. (sopa) de milho verde e 5 azeitonas, temperado com pouco azeite, limão e sal; 3 batatas médias assadas temperadas com 1 tomate, 1 cebola peq., pouco azeite, orégano e sal; 10 morangos e 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi com hortelã.

4ª Opção: salada de escarola com folhas de mostarda, repolho e 1 fatia de manga, com pouco azeite, vinagre balsâmico e sal; 3 col. (sopa) de risoto de legumes; 1 fatia média de melancia e um copo (200 ml) de suco de maracujá.

Lanche vespertino

1ª Opção: 1 pote de iogurte desnatado batido com 5 morangos

2ª Opção: 1 xíc. (chá) de chá de erva-cidreira e 2 Polenguinhos light

3ª Opção: 1 pote de iogurte de frutas light

4ª Opção: 1 fatia média de queijo branco

Jantar

1ª Opção: salada de acelga com alface e pepino, temperada com 2 col. (sopa) de queijo de soja (tofu) com pouco azeite, 1 colher de vinagre balsâmico e água; 1 bife médio grelhado; 1 pires (sobrem.) de chuchu refogado com curry; 1 taça de gelatina light e 1 copo (200 ml) de suco de melão.

2ª Opção: salada de alface com chuchu e pimentão, azeite, limão e sal light; 1 filé médio de frango grelhado; 1 col. (sopa) de abobrinha refogada; 1 taça de gelatina light batida com 1 col. (sopa) de creme de leite light; 1 copo (200 ml) de suco de melão.

3ª Opção: salada de alface com couve manteiga, 1 tomate seco e ½ pepino japonês, azeite, limão e sal light; 1 posta média de salmão grelhado; 5 aspargos e 8 vagens cozidos no vapor; 1 fatia pequena de queijo branco; 1 fatia pequena de goiabada diet.

4ª Opção: salada de nabo com broto de feijão e shitake cozido no vapor, com molho shoyu light; 1 concha pequena de estrogonofe de carne; 1 pires de couve-flor cozida no vapor; 1 taça de gelatina light batida com suco de goiaba; 1 copo (200 ml) de suco de limão.

Ceia

1ª Opção: 1 xíc. (chá) de leite desnatado com 1 col. (chá) de achocolatado diet

2ª Opção: 1 taça de pudim de chocolate diet

3ª Opção: 1 xíc. (chá) de chá de canela com casca de laranja e 1 fatia pequena de queijo branco

4ª Opção: 1 copo (200 ml) de suco à base de soja light

Dia da parada estratégica (Dia da Dieta Líquida)

Para eficiência na perda mensal de 10% da massa corporal, o autor da dieta recomenda que em um dia da semana você se alimente somente com líquidos. Vamos à sugestão dele para esse dia:

Café da manhã

2 copos de leite de soja batidos com 2 bananas e 2 colheres de sopa de aveia.

Lanche matutino

2 copos (200 ml) de suco de melancia.

Almoço

2 conchas de sopa de mandioquinha bem batida e 1 copo (200 ml) de suco de maracujá.

Lanche vespertino

1 iogurte light batido com 1 taça de gelatina light.

Jantar

2 conchas de sopa de chuchu com espinafre bem batida no liquidificador e 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi.

Ceia

1 xíc. (chá) de leite de soja com 1 col. (chá) de achocolatado light.

Em entrevista, o médico e autor da Dieta Dissociada explica as razões do emagrecimento

saudável conseguido com a dieta:

Imagem de Amostra do You Tube

2 Comentários

  1. Vou testar a dieta

  2. ESTOU FAZENDO ESSA DIETA,FAZ 3 SEMANAS,NÃO PERDI MUITO,MAS JA PERDI 5ks SEM PASSAR FOME QUE É O MAIS INTERESSANTE,POREM TENHO VONTADE DE COMER DOCES,AÍ EU COMO 1 LARANJA COM BAGAÇO E TUDO E PASSA RSRSRSRS RECOMENDO MITO BOA!!!!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>