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D&H | 2 comentários

Dieta da Menopausa


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Dieta da Menopausa


Menopausa é o nome dado ao período fisiológico caracterizado pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios, processo fisiológico natural das mulheres. Nesse período ocorre a diminuição da atividade das glândulas sexuais e em geral esse período ocorre em geral depois dos 45 anos de idade quando surgem os sintomas da menopausa.

  • Nesse declínio das necessidades calóricas a tendência é de ganho de peso, ou seja, a obesidade fica muito mais próxima. O ganho de peso é causado por mudanças metabólicas que causam uma desaceleração do metabolismo, com diminuição da massa magra e aumento da massa gorda, localizadas principalmente no abdômen, quadris e nádegas.

Recomenda-se então, tanto para a pré-menopausa e para a menopausa em si uma dieta rica em cálcio, vitaminas e aminoácidos essenciais, com baixo teor de gordura.

Nessa dieta você pode perder até 2 quilos por semana, sem esforço e sem passar fome. Esse plano ainda cumpre todas as suas necessidades físicas, te dá vitalidade e bem-estar. Você pode iniciá-lo assim que surgirem os sintomas da menopausa. Isso não vai substituir eventual necessidade de reposição hormonal.

Lembre-se que muito importante é beber muita água, longas caminhadas pelo menos uma hora por dia, desfrutar bom humor e momentos de lazer, para se habituar à idade da menopausa ou à pré menopausa.

Menu/Cardápio da dieta da Menopausa

Segunda-feira

• Café da manhã: café com leite de soja ou chá, 2 fatias de torradas com geléia de frutas light ou diet

• Lanche matutino: 1 infusão de chá vermelho e 1 fruta.

• Almoço: couve-flor e brócolis cozidos ou assados, peito de frango grelhado e temperado com limão, 2 fatias de pão, uma infusão de chá verde.

• Lanche vespertino: iogurte desnatado, suco de uva, laranja ou limão.

• Jantar: Ovos mexidos com camarão, alho e aspargos, pescada à grelha (ou outro peixe grelhado) e um iogurte desnatado.

Terça-feira

• Café da manhã: café com leite de soja ou chá e cereais

• Lanche matutino: 1 infusão de chá vermelho e 1 fruta.

• Almoço: Salada de alface, tomate, atum e aspargos, 1 fatia de pescada grelhada ou cozida, uma infusão de chá verde.

• Lanche vespertino: 1 chá ou suco de limão, 1 fatia de pão com peru e queijo

• Jantar: 1 filé de carne magra com fatias de tomate e orégano ou manjericão, 2 fatias de pão integral e um iogurte desnatado.

Quarta-feira

• Café da manhã: café com leite de soja e 3 bolachas integrais.

• Lanche matutino: 1 infusão de chá vermelho e 1 fruta.

• Alimentação: espinafre cozido com queijo derretido, frango grelhado, duas fatias de pão e uma infusão de chá verde.

• Lanche vespertino: um iogurte desnatado, suco de toranja, laranja ou limão.

• Jantar: salada de repolho com cenoura ralada e molho de iogurte, 2 fatias de pão com peru e iogurte light.

Quinta-feira

• Café da manhã: Café ou chá com leite desnatado e uma salada de frutas.

• Lanche matutino: 1 infusão de chá vermelho, 1 fatia de pão com peito de peru e queijo.

• Almoço: salada de alface, cebola, pepino, tomate, cenoura e cebola; omelete com 2 claras e 1 gema, 2 fatias de pão e uma infusão de chá verde.

• Lanche vespertino: 3 biscoitos, um suco de toranja, laranja ou limão.

• Jantar: Espargos envolvidos com peru (foto ao lado) e queijo com baixo teor de gordura, 2 fatias de pão e iogurte light.

Sexta-feira

• Café da manhã: café com leite de soja ou chá, iogurte desnatado.

• Lanche: 1 infusão de chá vermelho e 1 fruta.

• Almoço: alcachofras cozidas ou assadas, linguado grelhado, duas fatias de pão e uma infusão de chá verde.

• Lanche: um iogurte desnatado, 1 suco de toranja, laranja ou limão.

• Jantar: salteados de cogumelos, croquetes de bacalhau feito com leite desnatado, 2 fatias de pão e iogurte desnatado.

Sábado

• Café da manhã: café com leite de soja ou chá e cereais

• Lanche matutino: 1 infusão de chá vermelho e 1 fruta.

• Almoço: berinjela assada, recheada com frango picado e cebola e alho, um iogurte light e 1 infusão de chá verde.

• Lanche vespertino: Um suco de toranja, laranja ou limão, 1 fatia de pão com peito de peru e queijo.

• Jantar: 3 salsichas de peru com cebolas grelhadas, 2 fatias de queijo light e um iogurte desnatado.

Domingo

• Café da manhã: café com leite de soja ou chá (de preferência chá verde feito corretamente)

• Lanche matutino: 1 infusão de chá vermelho e uma fruta.

• Almoço: Legumes grelhados, frango assado, duas fatias de abacaxi fresco e uma infusão de chá verde.

• Lanche vespertino: um iogurte desnatado, 1 suco de toranja, laranja ou limão.

• Jantar: salada de tomate com queijo magro e orégano, hambúrguer de frango grelhado, duas fatias de pão e iogurte desnatado.

Veja também:

Tradição do Chá Verde

Dieta do Chá Verde

Dieta da Água

2 Comentários

  1. adorei a dieta
    emagrecer com saúde é o que todas nós mulheres

    precisamos nessa fase da vida
    obrigada

  2. Eu estou me sentido.otima depois que passei a tomar o.cha verde,antes eu achava q era so propaganda ,agora vi.que vale a pena tomar o cha verde.

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