Pages Menu
Facebook
Categories Menu

D&H | 13 comentários

Como aumentar o HDL, o Bom Colesterol?


Clique no +1 e ajude Dietas e Hábitos.com.br crescer!!

Como aumentar o HDL, o Bom Colesterol?


O HDL já é conhecido como o rei da faxina no nosso organismo. Essa sigla significa lipoproteína de alta densidade, que tem a função de andar pelas nossas veias em busca do colesterol ruim, cuja sigla é LDL.

Se não for recolhida o LDL que estava abandonado pode se depositar nas paredes dos vasos, oxidar-se e cristalizar-se, contribuindo para formação de uma placa de gordura capaz de interromper o fluxo do sangue.

Mas o HDL (colesterol bom) devolve o LDL ao fígado, onde é destruído. Por isso que o ideal é que nosso organismo tenha índices de HDL acima de 60 mg/dl e nunca inferior a 40 mg/dl, segundo explica o cardiologista Carlos Scheer, do Rio de Janeiro. Um estudo publicado na revista New England Journal of Medicine explica que um estudo com 10 mil pessoas concluiu que valores de HDL acima de 55 mg/dl de sangue diminui em 25% o risco de morte provocada por problemas cardíacos.

Existem remédios para aumentar o HDL?aumentar o hdl

A indústria farmacêutica não é boba e então já trabalhou muito com pesquisas; estão em testes sim remédios capazes de aumentar o hdl, elevando então as taxas do bom colesterol. Um dos remédios mais cobiçados está sendo um comprimido do laboratório Merck, o anacetrapibe, que foi aprovado nos estudos de segurança, conforme publicação da revista médica The New England Journal of Medicine.

Essa nova droga foi ministrada durante seis meses em 1 623 pessoas que tinham problema de coração e sofriam risco de infarto. E os resultados foram fantásticos, pois reduziram o LDL em quase 40%, aumentou o anacetrapibe em 140% para o bem. E o remédio não provoca efeitos colaterais expressivos.

“Sabemos hoje que diminuir o LDL minimiza a mortalidade. Precisamos descobrir agora se erguer o HDL também oferece esse resultado”, diz o cardiologista Antonio Casella-Filho, do Incor de São Paulo.

Há gorduras que podem aumentar o HDL?

Dentre as gorduras dos alimentos, as gorduras mono-insaturadas auxiliam no aumento dos níveis do “colesterol bom” e também podem diminuir os níveis de LDL e triglicerídeos.

aumentar hdl

Exemplos de alimentos que possuem gorduras mono-insaturadas:

  • azeite de oliva
  • óleos vegetais
  • amêndoas
  • abacate

Reduzir o nível de Triglicérides ajuda elevar o HDL?

Sim, é outro fator importante de combate, devidamente comprovados por estudos médicos. Pacientes com níveis elevados de triglicérides apresentam geralmente níveis reduzidos de HDL. De forma contrária, se o paciente tiver baixo índice de triglicérides geralmente seu HDL é elevado.

Os níveis de triglicerídeos são considerados normais quando estão abaixo de 150 mg/dL. Veja a reportagem sobre os benefícios do azeite para o colesterol:

Imagem de Amostra do You Tube

Você pode diminuir os níveis de triglicérides da seguinte forma:

  • diminuindo a ingestão de gorduras saturadas;
  • mantendo uma alimentação balanceada, saudável, com quantidades adequadas de carboidratos e proteínas, além de vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e fibras;

aumentar hdl

  • diminuir a ingestão de açúcar e bebidas alcoólicas;
  • praticar atividade física regularmente (se possível diariamente);
  • manter um peso saudável;
  • controlar o diabetes;
  • controlar a pressão arterial e
  • ingerir medicamentos prescritos por médico.

Alimentos que podem aumentar o HDL – os ricos em FITOESTERÓIS:

Os fitoesteróis são gorduras existentes nos alimentos de origem vegetal e apresentam estrutura molecular semelhante ao colesterol humano. Estudos realizados nos últimos 20 anos sugerem que a sua ingestão colabora nos índices de colesterol, embora ainda não se saiba exatamente quais são os mecanismos envolvidos neste processo.

A soja é um desses alimentos. Dentre os produtos da soja, merecem destaque:

  • leite de soja
  • chocolate feito com leite de soja
  • queijo tofu ou de soja (substituindo a carne)
  • farinha de soja
  • manteiga de amendoim à base de soja

Mais alimentos ricos em fitoesteróis:

- oléo de canola, de girassol, de milho e de gergelim

- semente de gergelim

- semente de girassol

- amendoim

- ervilhas verdes

O que posso fazer mais para melhorar o HDL?

- não fumar
- praticar atividade física regularmente
- não ingerir bebidas alcoólicas ou se o fizer, que o faça com moderação.

13 Comentários

  1. convivo com um baixo hdl bom ha tempos, os niveis de trigliceres são normais,o hdl ruin normal,mas não consigo aumentar bom hdl.

    • convivo com um baixo hdl bom a tempos, trigliceres normal, ldl normal, mas não consigo aumentar o hdl, que fazer. Faço regularmente academia, mesmo assim não sobe.

  2. MEU RESULTADO DEU
    TRIGLICÉRIDEOS……: 128 mg/dL Desejável: Inferior a 150 mg/dL
    COLESTEROL TOTAL….: 212 mg/dL Desejável.: 240 mg/dL
    COLESTEROL HDL……: 44 mg/dL
    COLESTEROL LDL……: 142 mg/dL Desejável: ou = 160 mg/dL
    GLICOSE DEU 108
    COMO MELHORAR ISSO TENHO 83 KG PARA 1,67..
    ABRAÇOS

  3. os meus exames sao todos normais exeto o colesterol bom que e muito baixo 21mgdl mesmo fazendo atividades fisicas tenho 50 anos o que fazer ?

    • Eu passo pelo mesmo problema que o Jose fernandes, porém tenho 19 anos, e faz anos que realizo atividades físicas regularmente, pratico academia, natação e ciclismo, sou vegetariano, e meu HDL é também um dos piores na minha lista do exame de sangue, com 33 mg/dL. E com p LDL em 141 mg/dL, eu como frutas durante as refeições (junto com pães integrais e etc), legumes no almoço, e essa taxa diminuí, pois antes o HDL era 36 mg/dL.

  4. Meu último exame registrou os seguintes resultados:
    Método Enzimático
    Colesterol Total – 212 mg/dl
    Colesterol HDL – 42 mg/dl
    Colesterol LDL – 135 mg/dl
    Colesterol VLDL – 35 mg/dl
    Triglicérides – l73 mg/dl
    Como melhorar isso?

  5. eu tenho 63 anos, o meu HDL sempre foi baixo o ultimo exame que foi feito;o colesterol total 137 mg/dl,o HDL deu 27mg/dl, o triglicerides deu 137 mg/dl, relação colestroltotal/hdl colesterol deu 5.0 relativamente esão todos bons ,so HDL quenunca foi bom sempre baixa a mais de trinta anos que foi assim, agora com opassar dos tempos , me preocupo muito , o que devo fazer sem mais mpara o momento o meus agradimentos

  6. oque fazer para almenta o colestero hdl e baixo 31mg/dl ocolesterol ldl 69mg /dl colesterol vldl 45mg/dl triglicerides 223mg/dl

  7. meu filho tem 05 anos e o colesterol dele esta alto

  8. COMO EU ESTAVA FALANDO O COLESTEROL DO MEU FILHO É
    TRIGLICERÍDEOS 63mg/dl
    COLESTEROL TOTAL 223 mg/dl
    HDL 74 MG/DL
    LDL CALCULADO 136 mg/dl
    LDL DOSADO 113mg/dl
    ele fez dieta ja controlada e o ldl baixou p 187,mas mesmo assim continuava alto e agora aumentou novamente.O mais interessante é que ele n é gordo muito pelo contrário pesa 18,9kg e tem 1,18 de altura,já me disseram que pode ser genético isso pode ocorrer ou é apenas muito.

    • minha filha tem colesterol alto ela tem apenas 9 anos o que devo fazer

  9. meu marido fez o exame e deu colasterol HDL 13mg|dL e o medico não passou nem um remedio o que devo fazer.

  10. Tenho 55 anos,o meu HDL sempre foi baixo o último exame que foi feito; o HDL deu 32mg e os demais bons,me preocupo muito com essa situação,o que devo fazer?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>