A Dieta dos pontos do endocrinologista brasileiro Alfredo Halpern

Como é a Dieta dos Pontos? Aprenda a Dieta dos Pontos Completa aqui!

Essa dieta foi criada pelo endocrinologista Dr Alfredo Halpern e é uma dieta equilibrada, muito fácil de seguir e comprovada no emagrecimento de pessoas que têm uma vida ocupada. Não é feita a contagem dos alimentos em calorias ou teor de gordura, mas nos pontos que cada pessoa deve cumprir no dia.

A técnica é fixar um ponto para cada um dos alimentos consumidos (em substituição às calorias dos alimentos) . Para isso há várias tabelas de pontos, inseridas abaixo pela equipe Dietas & Hábitos. Com base nas tabelas você calcula a quantidade máxima de pontos diários a consumir, pesando seu corpo toda semana para programar seu novo limite de pontos da semana seguinte. Veja como é fácil:

Liberdade: essa dieta nos dá liberdade para que possamos comer sem fazer cálculos complicados, apenas somas.

Permanecendo dentro do seu limite de pontos do dia, a gente COME O QUE QUISER sem que isso nos traga obesidade. Ao contrário, lembre-se que nossos pontos do dia não são muitos, então se comer muito  junk-food (comidas porcaria, em tradução direta, como lanches, certos enlatados, etc)  rapidamente vamos gastar todos os pontos do dia em poucas refeições!

Dica: Muitas pessoas transformam seus pontos diários em dinheiro, isso mesmo, programando-se mentalmente para gastar o que têm, de modo a não passar muita fome, e dá certo para essa dieta alimentar!

Dr. Alfredo Hapern, endocrinologista criador da Dieta dos Pontos

Com sua ideologia, Dr Alfredo Halpern construiu uma dieta muito nutritiva e equilibrada. Os adotantes são capazes de incluir carboidratos, proteínas e gorduras em seu plano alimentar com facilidade.

QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA FAZER A

DIETA DOS PONTOS?

Você viu que a dieta é simples, você tem que ter:

1- as tabelas dos pontos dos alimentos;

2 – o número de pontos diários para consumir para emagrecer e

3 – vontade de emagrecer.  Simples, não!

O Cálculo é a parte mais burocrática da dieta: O cálculo do seu limite de pontos diário para cada semana. Bom, nós sugerimos aos nossos leitores que utilizem a Calculadora On line, é mais fácil e objetiva, mas… não custa nada você aprender a fazer umas continhas, não é mesmo?

Quanto às continhas para encontrar seus pontos diários, pense bem,  já que você vai ter que refazer as contas semanalmente, aprende logo essas 6 etapas do regime aqui:

1 – Calcular sua TMB (taxa metabólica basal);
2 – Descobrir seu fator de atividade (FA);
3 – Multiplicar sua TMB pela FA;
4 – Dividir esse valor por 3,6 para saber sua pontuação para manter o peso;
5 – Calcular seu IMC;
6 – Pela tabela de IMC, subtrair do seu valor de pontos o índice relacionado, obtendo sua pontuação diária para EMAGRECER.

Vamos lá, primeiro aos cálculos, depois à tabela dos alimentos:

Etapa 1Primeiro vamos achar a taxa de metabolismo basal (TMB)

Lembre-se: fazer contas também gasta energias!

Para mulheres a conta é:

  • 10 a 18 anos – 12,2 x peso (kg) + 746
  • 18 a 30 anos – 14,7 x peso (kg) + 496
  • 30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 829
  • Acima de 60 anos – 10,5 x peso (kg) + 596

Para homens a conta é:

  • 10 a 18 anos – 17,5 x peso (kg) + 651
  • 18 a 30 anos – 15,3 x peso (kg) + 679
  • 30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 879
  • Acima de 60 anos – 13,5 x peso (kg) + 487

Etapa 2- Agora vamos saber qual a sua necessidade diária de energia – FA (fator de atividade) na tabela abaixo:

Etapa 3- Com a identificação da sua necessidade diária de energia (FA) pegamos o resultado da TMB e multiplicamos pelo resultado de necessidade diária de energia da tabela acima (fator de atividade).

Exemplo: Mulher de 35 anos, com 1,65 metro de altura e 85kg, que usualmente trabalha só sentada e não é ativa (exercícios físicos). Nesse caso, a TMB será igual a 8,7 x 85 (o peso dela) + 829. Isso dá 1.568,5. Esse valor, por ela ser sedentária, deve ser multiplicado por 1,2 (FA – fator de atividade dela). Resultado até agora da conta: 1.882,2 calorias.

Etapa 4 Dividir o valor encontrado (total de calorias diárias) por 3,6 (três vírgula seis) para saber sua pontuação para manter o mesmo peso.

Explicação: Na dieta de pontos, cada ponto é igual a 3,6 calorias. Então, no exemplo citado o total de calorias deverá ser dividido por 3,6. Veja: 1.882,2 dividido por 3,6 = 523 pontos.

Etapa 5Por fim, vamos calcular IMC (índice de massa corporal) para descontar da pontuação encontrada que mantém o seu peso:

Etapa 6- última etapaCom seu número de IMC, localize na tabela abaixo os pontos que você vai tirar (subtrair) da pontuação que mantém o seu peso encontrada na Etapa 4:

Observe que têm dois valores, um para homem outro para mulher:

No exemplo formulado, essa mulher de 35 anos tem valor IMC 31,2 (Etapa 5) que corresponde a 200 pontos de desconto. Então, o cálculo termina assim: 523 pontos (necessidade diária para manter o peso) – 200 pontos = 323 pontos da dieta.

Dieta dos pontos
Noções Gerais da Dieta dos Pontos

Como fazer o cálculo fácil e on line: Encontramos uma calculadora de pontos online muito bem elaborada pela equipe da Saúde Abril e você pode utilizá-la facilmente CLICANDO AQUI.

Veja também a Página Inicial da Dieta dos Pontos.

Veja também Entrevista no Roda Viva do Dr. Alfredo Hapern, professor

de Endocrinologia da USP explicando tudo sobre obesidade:

Bloco 1

Imagem de Amostra do You Tube

Bloco 2

Imagem de Amostra do You Tube

Bloco 3

Imagem de Amostra do You Tube

Bloco 4

Imagem de Amostra do You Tube

VEJA TAMBÉM

10 dicas valiosas para dar certo a Dieta dos Pontos

A luta contra a balança e a Dieta dos Pontos

A Dieta dos Pontos – Noções Básicas

3 Cardápios Deliciosos da Dieta dos Pontos

Dieta dos Pontos – Conversões e Tamanho das Porções

Aproveite para fazer o download e imprimir cada uma das Tabelas de Pontos dos Alimentos:

SopasMassasPratosMolhosDoces A-GDoces G-TBebidasDiet  & LightLeites e DerivadosZero pontosLegumesGordurasPontos Extras,QueijosPães e Bolachas/Frutas: de A até Cde D até Mde N até U/Aperitivos e Lanches: de A até Cde E até Pde P até T/Grãos e Farináceos:de A até Fde F até Mde M até T/Carnes: de A até Cde C até Mde O até Qde R até V (Dieta e Hábitos – Dieta Pontos)

Comentários

  1. rosana messa diz

    ola estou tentando faser a conta de quantos ponto presiso para perder 6 quilos não consigo meu peso e 69,2 altura155 data de nascimento 21/11/61 por favor me ajude si voces puderem me manda a tabela completa da dieta dos ponto .obrigada

    • diz

      Olá Rosana Messa. Além dos dados indicados precisamos saber seu estilo de vida para o cálculo correto dos pontos. Você mesmo pode fazer os cálculos de maneira fácil e on line no seguinte link: É uma calculadora on line. Depois, você deverá adequar os pontos encontrados aos alimentos que tem o hábito de comer e estudar cada alimento e o ponto respectivo aqui nas tabelas do site. Agradecemos a visita e boa dieta!

    • silvana diz

      gostaria de adquirir o livro de bolso da dieta dos pontos,como faço para adquiri-lo, gostaria que vocês me passassem o boleto para eu poder efetuar o pagamento e gostaria também de saber quantos dia demoram para entregar.

      Att

      Silvana Fernandes

  2. Maria Clara diz

    Oi, tudo bem?
    Gostaria de saber o meu limite de pontos.
    Tenho 1,55
    53,600kg
    Faço academia 4 vezes por semana.
    Desde já muito obrigada.

  3. magali diz

    gostaria de saber como consegui uma dieta montada, sendo que essa dieta seja com esses pontos, o que posso perder no café da manhã no almoço e no jantar, estou muito gorda, pr eciso perder 20 kls

  4. silvana diz

    Gostaria de saber como faço para adquirir o livro de bolso do dietas dos pontos?me mande um e-mail com a resposta,se puder pagar por boleto bancário,ja me envia o boleto que ja efetuo o pagamento,e me diga quantos dias leva para eu receber o livro.Fico aguardando.obrigado

  5. Alex Sandra Florentino diz

    como faço para adquirir o livro de bolso a dieta dos pontos do Dr Alfredo
    Halpern. eu preciso muito desse livro…

  6. gediani ramos eing diz

    gostaria de adiquirir este livro,como encontralo? estou fazendo dieta a dois meses consegui eliminar 12 kls. mas para meu peso ideal faltam eliminar mais 10.

    • diz

      Gediani, parabéns! A dieta mesmo é muito boa. Clique em “Mercado Pago” que você vai adquirir o livro eletrônico. Assim que o Mercado Pago confirmar o pagamento você recebe o livro em seu email. Boa dieta!

    • diz

      Josi, o ideal é você fazer uma consulta específica com profissional da saúde para analisar o índice de gordura acumulada, não apenas o peso em si.
      Pense seriamente em buscar um auxílio de um profissional na área de saúde, pois há outros critérios mais importantes para se buscar do que apenas o peso em si.
      Desde já, obrigado pela visita.

  7. amanda diz

    esses calculo q agente faz ai ja sai os pontos serto mas quero saber se ja é para perder peso se ele faz ja acontagem para uma dieta

    • diz

      Amanda, os pontos finais do cálculo da calculadora on line já dá os pontos para emagrecer, segundo seus dados corporais e de hábitos de vida. Esses pontos servem para a primeira semana, devendo você se pesar novamente para refazer os cálculos da semana seguinte, utilizando os mesmos critérios. Agradecemos a visita.

  8. Sílvia Regina diz

    Olá… Estou fazendo a dieta, emagreci 8 Kg.. e agora.. cheguei na fase onde o meu IMC… é menor que 25… o cálculo continua o mesmo? Ou seja, subtrair 175 pontos? Obrigada…

  9. simone farias diz

    Meu amigo meu nome é Simone sou de Fortaleza, nasci em 21/07/67 comecei a caminhar esta com dois dias atualmente tenho uma vida de dona de casa, estou pesando 67,50kg e tenho 1,63 quero ficar com 52,00kg, tenho ipor tireoidismo, mais tomo remédio e está controlada, tomo puran T4 de 112, ando muito triste com o meu peso, não quero mais sair de casa, tenho muita vergonha do meu corpo, eu tentei calcular e fazer a tabela de pontos com um cardápio e não consegui, por favor me ajude, muito obrigada.

  10. Ana Maria Bittencourt diz

    Pelo meus cálculos, posso consumir 500 pontos. Mas se quero eliminar 18k, é 500 pontos tbem? Hoje tenho 93k e 1,77, mas quero voltar a ter 75k. ???????????????????????????????

  11. regina diz

    Olá!
    Adquiri a dieta dos pontos da saúde e equilibrio, ou dieta e saúde, pensando que era a mesma do Dr. Alfred Halpern.
    Gostaria de saber se fiz bom negócio, foi por pura falta de conhecimento com a internet.
    Mas agora quero adquirir um livro de bolso da dieta dos pontos do D. Alfred Halpern.

  12. Valéria diz

    Oi, caminho 3 horas por dia à 5 km/h no total são 16 km. Sempre fico em dúvida com o fator de atividade física. Me ajudem a escolher o fator de atividade correto?

  13. Thais Loren diz

    Olá! Fiz todo o cálculo certinho até quando cheguei no IMC, aí já não consegui prosseguir porque meu IMC deu 22.8328. Ou seja, deu um pouco abaixo da tabela de vcs, o menor valor aí está entre 25 á 29.9. Eu sei que meu IMC está ótimo, mas estou com um pouco de barriga e gordura localizada nas costas gostaria de perder peso para acabar com isto! Como faço meus cálculos a partir de onde eu parei? Quantos pontos devo diminuir então? Muito obrigada

  14. ivonete diz

    Olá! Tenho hipotireoidismo e preciso emagrecer 20kg será consigo emagrecer com a dieta dos pontos? Pois tenho feito todas as dietas possíveis mas não consigo sou muito ansiosa por favor me ajude não sei o que fazer.

  15. Daniela diz

    Comecei há 40 dias a dieta dos pontos e já eliminei 6 kg.
    Amei essa dieta, pois é uma reeducação alimentar. Tenho 1,68 e estava pesando 70 kg, quero chegar nos 60 kg e sei que vou conseguir, pois nada me foi restringido. Amando os pontos!!!!

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *