Pages Menu
Facebook
Categories Menu

D&H | 33 comentários

A Dieta dos Pontos de Alfredo Halpern


Clique no +1 e ajude Dietas e Hábitos.com.br crescer!!

A Dieta dos Pontos de Alfredo Halpern


Como é a Dieta dos Pontos? Aprenda a Dieta dos Pontos Completa aqui!

Essa dieta foi criada pelo endocrinologista Dr Alfredo Halpern e é uma dieta equilibrada, muito fácil de seguir e comprovada no emagrecimento de pessoas que têm uma vida ocupada. Não é feita a contagem dos alimentos em calorias ou teor de gordura, mas nos pontos que cada pessoa deve cumprir no dia.

A técnica é fixar um ponto para cada um dos alimentos consumidos (em substituição às calorias dos alimentos) . Para isso há várias tabelas de pontos, inseridas abaixo pela equipe Dietas & Hábitos. Com base nas tabelas você calcula a quantidade máxima de pontos diários a consumir, pesando seu corpo toda semana para programar seu novo limite de pontos da semana seguinte. Veja como é fácil:

Liberdade: essa dieta nos dá liberdade para que possamos comer sem fazer cálculos complicados, apenas somas.

Permanecendo dentro do seu limite de pontos do dia, a gente COME O QUE QUISER sem que isso nos traga obesidade. Ao contrário, lembre-se que nossos pontos do dia não são muitos, então se comer muito  junk-food (comidas porcaria, em tradução direta, como lanches, certos enlatados, etc)  rapidamente vamos gastar todos os pontos do dia em poucas refeições!

Dica: Muitas pessoas transformam seus pontos diários em dinheiro, isso mesmo, programando-se mentalmente para gastar o que têm, de modo a não passar muita fome, e dá certo para essa dieta alimentar!

Dr. Alfredo Hapern, endocrinologista criador da Dieta dos Pontos

Com sua ideologia, Dr Alfredo Halpern construiu uma dieta muito nutritiva e equilibrada. Os adotantes são capazes de incluir carboidratos, proteínas e gorduras em seu plano alimentar com facilidade.

QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA FAZER A

DIETA DOS PONTOS?

Você viu que a dieta é simples, você tem que ter:

1- as tabelas dos pontos dos alimentos;

2 – o número de pontos diários para consumir para emagrecer e

3 - vontade de emagrecer.  Simples, não!

O Cálculo é a parte mais burocrática da dieta: O cálculo do seu limite de pontos diário para cada semana. Bom, nós sugerimos aos nossos leitores que utilizem a Calculadora On line, é mais fácil e objetiva, mas… não custa nada você aprender a fazer umas continhas, não é mesmo?

Quanto às continhas para encontrar seus pontos diários, pense bem,  já que você vai ter que refazer as contas semanalmente, aprende logo essas 6 etapas do regime aqui:

1 – Calcular sua TMB (taxa metabólica basal);
2 – Descobrir seu fator de atividade (FA);
3 – Multiplicar sua TMB pela FA;
4 – Dividir esse valor por 3,6 para saber sua pontuação para manter o peso;
5 – Calcular seu IMC;
6 – Pela tabela de IMC, subtrair do seu valor de pontos o índice relacionado, obtendo sua pontuação diária para EMAGRECER.

Vamos lá, primeiro aos cálculos, depois à tabela dos alimentos:

Etapa 1-Primeiro vamos achar a taxa de metabolismo basal (TMB)

Lembre-se: fazer contas também gasta energias!

Para mulheres a conta é:

  • 10 a 18 anos – 12,2 x peso (kg) + 746
  • 18 a 30 anos – 14,7 x peso (kg) + 496
  • 30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 829
  • Acima de 60 anos – 10,5 x peso (kg) + 596

Para homens a conta é:

  • 10 a 18 anos – 17,5 x peso (kg) + 651
  • 18 a 30 anos – 15,3 x peso (kg) + 679
  • 30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 879
  • Acima de 60 anos – 13,5 x peso (kg) + 487

Etapa 2- Agora vamos saber qual a sua necessidade diária de energia – FA (fator de atividade) na tabela abaixo:

Etapa 3- Com a identificação da sua necessidade diária de energia (FA) pegamos o resultado da TMB e multiplicamos pelo resultado de necessidade diária de energia da tabela acima (fator de atividade).

Exemplo: Mulher de 35 anos, com 1,65 metro de altura e 85kg, que usualmente trabalha só sentada e não é ativa (exercícios físicos). Nesse caso, a TMB será igual a 8,7 x 85 (o peso dela) + 829. Isso dá 1.568,5. Esse valor, por ela ser sedentária, deve ser multiplicado por 1,2 (FA – fator de atividade dela). Resultado até agora da conta: 1.882,2 calorias.

Etapa 4 Dividir o valor encontrado (total de calorias diárias) por 3,6 (três vírgula seis) para saber sua pontuação para manter o mesmo peso.

Explicação: Na dieta de pontos, cada ponto é igual a 3,6 calorias. Então, no exemplo citado o total de calorias deverá ser dividido por 3,6. Veja: 1.882,2 dividido por 3,6 = 523 pontos.

Etapa 5- Por fim, vamos calcular IMC (índice de massa corporal) para descontar da pontuação encontrada que mantém o seu peso:

Etapa 6- última etapaCom seu número de IMC, localize na tabela abaixo os pontos que você vai tirar (subtrair) da pontuação que mantém o seu peso encontrada na Etapa 4:

Observe que têm dois valores, um para homem outro para mulher:

No exemplo formulado, essa mulher de 35 anos tem valor IMC 31,2 (Etapa 5) que corresponde a 200 pontos de desconto. Então, o cálculo termina assim: 523 pontos (necessidade diária para manter o peso) – 200 pontos = 323 pontos da dieta.

Dieta dos pontos

Noções Gerais da Dieta dos Pontos

Como fazer o cálculo fácil e on line: Encontramos uma calculadora de pontos online muito bem elaborada pela equipe da Saúde Abril e você pode utilizá-la facilmente CLICANDO AQUI.

Veja também a Página Inicial da Dieta dos Pontos.

Veja também Entrevista no Roda Viva do Dr. Alfredo Hapern, professor

de Endocrinologia da USP explicando tudo sobre obesidade:

Bloco 1

Imagem de Amostra do You Tube

Bloco 2

Imagem de Amostra do You Tube

Bloco 3

Imagem de Amostra do You Tube

Bloco 4

Imagem de Amostra do You Tube

VEJA TAMBÉM

10 dicas valiosas para dar certo a Dieta dos Pontos

A luta contra a balança e a Dieta dos Pontos

A Dieta dos Pontos – Noções Básicas

3 Cardápios Deliciosos da Dieta dos Pontos

Dieta dos Pontos – Conversões e Tamanho das Porções

Aproveite para fazer o download e imprimir cada uma das Tabelas de Pontos dos Alimentos:

SopasMassasPratosMolhosDoces A-GDoces G-TBebidasDiet  & LightLeites e DerivadosZero pontosLegumesGordurasPontos Extras,QueijosPães e Bolachas/Frutas: de A até Cde D até Mde N até U/Aperitivos e Lanches: de A até Cde E até Pde P até T/Grãos e Farináceos:de A até Fde F até Mde M até T/Carnes: de A até Cde C até Mde O até Qde R até V (Dieta e Hábitos – Dieta Pontos)

33 Comentários

  1. ola estou tentando faser a conta de quantos ponto presiso para perder 6 quilos não consigo meu peso e 69,2 altura155 data de nascimento 21/11/61 por favor me ajude si voces puderem me manda a tabela completa da dieta dos ponto .obrigada

    • Olá Rosana Messa. Além dos dados indicados precisamos saber seu estilo de vida para o cálculo correto dos pontos. Você mesmo pode fazer os cálculos de maneira fácil e on line no seguinte link: É uma calculadora on line. Depois, você deverá adequar os pontos encontrados aos alimentos que tem o hábito de comer e estudar cada alimento e o ponto respectivo aqui nas tabelas do site. Agradecemos a visita e boa dieta!

    • gostaria de adquirir o livro de bolso da dieta dos pontos,como faço para adquiri-lo, gostaria que vocês me passassem o boleto para eu poder efetuar o pagamento e gostaria também de saber quantos dia demoram para entregar.

      Att

      Silvana Fernandes

      • A venda do livro foi suspenso por reivindicação da Editora Abril, infelizmente.

  2. Oi, tudo bem?
    Gostaria de saber o meu limite de pontos.
    Tenho 1,55
    53,600kg
    Faço academia 4 vezes por semana.
    Desde já muito obrigada.

  3. Oi tudo bem?

    Eu não consegui, calcular meu limite de pontos!
    Pode me ajudar?

    Obrigada!

  4. eu nao entendi como calcula os pontos tenho1,55 61 kg

  5. gostaria de saber como consegui uma dieta montada, sendo que essa dieta seja com esses pontos, o que posso perder no café da manhã no almoço e no jantar, estou muito gorda, pr eciso perder 20 kls

    • Magali, a Dieta dos Pontos parece ser ideal pra você; busque consulta de um profissional ou leia mais sobre a dieta para compreendê-la. Boa sorte.

  6. Gostaria de saber como faço para adquirir o livro de bolso do dietas dos pontos?me mande um e-mail com a resposta,se puder pagar por boleto bancário,ja me envia o boleto que ja efetuo o pagamento,e me diga quantos dias leva para eu receber o livro.Fico aguardando.obrigado

  7. como faço para adquirir o livro de bolso a dieta dos pontos do Dr Alfredo
    Halpern. eu preciso muito desse livro…

    • Alex, entraremos em contato nessa próxima semana. Seu email foi cadastrado na promoção do Livro Eletrônico.
      Aguarde contato da equipe de vendas.

  8. Gostaria de adquirir o livro de bolso Dieta dos Pontos.

  9. gostaria de saber como posso adquirir o livro da dieta dos pontos do dr alfredo halpern

  10. gostaria de adiquirir este livro,como encontralo? estou fazendo dieta a dois meses consegui eliminar 12 kls. mas para meu peso ideal faltam eliminar mais 10.

    • Gediani, parabéns! A dieta mesmo é muito boa. Clique em “Mercado Pago” que você vai adquirir o livro eletrônico. Assim que o Mercado Pago confirmar o pagamento você recebe o livro em seu email. Boa dieta!

  11. eeeessssseeeeee saite e muito bommmmmmmmmmmmmm

  12. eu queria faser uma avaliaçao; eu tenho 50 anos peso 71kl eu queria saber quanto devo pesa eu tenho 151

    • Josi, o ideal é você fazer uma consulta específica com profissional da saúde para analisar o índice de gordura acumulada, não apenas o peso em si.
      Pense seriamente em buscar um auxílio de um profissional na área de saúde, pois há outros critérios mais importantes para se buscar do que apenas o peso em si.
      Desde já, obrigado pela visita.

  13. esses calculo q agente faz ai ja sai os pontos serto mas quero saber se ja é para perder peso se ele faz ja acontagem para uma dieta

    • Amanda, os pontos finais do cálculo da calculadora on line já dá os pontos para emagrecer, segundo seus dados corporais e de hábitos de vida. Esses pontos servem para a primeira semana, devendo você se pesar novamente para refazer os cálculos da semana seguinte, utilizando os mesmos critérios. Agradecemos a visita.

  14. vamos se alimentar melhor pesal

  15. Olá… Estou fazendo a dieta, emagreci 8 Kg.. e agora.. cheguei na fase onde o meu IMC… é menor que 25… o cálculo continua o mesmo? Ou seja, subtrair 175 pontos? Obrigada…

  16. Meu amigo meu nome é Simone sou de Fortaleza, nasci em 21/07/67 comecei a caminhar esta com dois dias atualmente tenho uma vida de dona de casa, estou pesando 67,50kg e tenho 1,63 quero ficar com 52,00kg, tenho ipor tireoidismo, mais tomo remédio e está controlada, tomo puran T4 de 112, ando muito triste com o meu peso, não quero mais sair de casa, tenho muita vergonha do meu corpo, eu tentei calcular e fazer a tabela de pontos com um cardápio e não consegui, por favor me ajude, muito obrigada.

  17. gostaria de obter o Livro dos Pontos, não estou encontrando! obrigado

  18. Pelo meus cálculos, posso consumir 500 pontos. Mas se quero eliminar 18k, é 500 pontos tbem? Hoje tenho 93k e 1,77, mas quero voltar a ter 75k. ???????????????????????????????

  19. Olá!
    Adquiri a dieta dos pontos da saúde e equilibrio, ou dieta e saúde, pensando que era a mesma do Dr. Alfred Halpern.
    Gostaria de saber se fiz bom negócio, foi por pura falta de conhecimento com a internet.
    Mas agora quero adquirir um livro de bolso da dieta dos pontos do D. Alfred Halpern.

  20. Por favor meu peso e82 kilos e altura 1,61 nao consegui calcular a quantidades de pontos por dia

  21. Estou querendo eliminar 25K TENHO 1.65 ESTUO COM 98k preciso de ajuda tenho 45 anos

  22. Oi, caminho 3 horas por dia à 5 km/h no total são 16 km. Sempre fico em dúvida com o fator de atividade física. Me ajudem a escolher o fator de atividade correto?

  23. Olá! Fiz todo o cálculo certinho até quando cheguei no IMC, aí já não consegui prosseguir porque meu IMC deu 22.8328. Ou seja, deu um pouco abaixo da tabela de vcs, o menor valor aí está entre 25 á 29.9. Eu sei que meu IMC está ótimo, mas estou com um pouco de barriga e gordura localizada nas costas gostaria de perder peso para acabar com isto! Como faço meus cálculos a partir de onde eu parei? Quantos pontos devo diminuir então? Muito obrigada

Artigo publicado em outros sites

  1. Dieta dos Pontos do biquíni | Dietas e Hábitos - [...] não quer entrar no biquíni com curvas de incendiar a praia?. Para isso, a equipe do endocrinologista Alfredo Halpern, …

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>